Se você já estava conformado que nunca teria um óculos inteligente em sua rotina e até mesmo está triste pelo Google Glass não ter se dado bem, fique calmo e acompanhe o resto dessa notícia!

ms3RhKrYMYJqayBZqgKGiP-970-80

A Intel está trabalhando num protótipo muito interessante de smartglass chamado Vaunt, um óculos inteligente com uma tela para mostrar informações interessantes ao usuário.

Impossível falar em óculos inteligentes e não pensar no Google Glass, talvez um dos últimos grandes projetos do Google a ganhar fama e interesse do grande público, mas o Vaunt parece ligeiramente diferente e até uma evolução natural do que foi proposto no “glass”.

vpavic_171204_2182_0157

A primeira coisa que se nota pelas imagens é o design, muito mais simples que o antecessor, o Vaunt não parece ser um óculos tecnológico. É muito discreto e conforme , autor da matéria original pelo The Verge, muito leve. Essa escolha pelo simples é justamente para agradar um público que não quer parecer ter saído de um filme de ficção cientifica, tanto que o óculos não tem como objetivo mostrar notificações de rede social, por exemplo, e sim informações importantes e relacionadas com o contexto.

Aliás, se engana quem pensa que o segredo da Intel é uma lente especial. Não é. A informação é projetada na retina de forma que pareça que veio do “infinito e de um modo que possa ser facilmente ignorada se não for interessante. Usuários com problemas de visão também não devem ter dificuldade para conseguir enxergar as informações.

cc6r4BqKUSyobDXuqx94g-650-80

Outra diferença do Vaunt para o óculos do Google está nas escolhas de prioridades. Sem os recursos de fotografia e vídeo que poderiam afetar a privacidade de terceiros, o Vaunt é mais um local para se conseguir informações como direção onde ir, um texto de apoio ou mesmo uma receita no momento que se está cozinhando.

O Vaunt ainda é um protótipo e vem sendo trabalhado pela Intel para ficar cada vez melhor. Por enquanto, ele já funciona com essa tecnologia de projeção na retina, e vem sendo capacitado para mostrar apenas informações de mais relevância, de modo a não confundir e nem atrapalhar a experiência do usuário.

 

Créditos das imagens: Vjeran Pavic.