É fato notório que os filmes da Marvel fazem mais sucesso de público e crítica que os filmes da DC. Pelo menos até o momento. Mas para entender o por quê disso uma empresa de pesquisa em marketing decidiu buscar as respostas no público.

E a pesquisa apontou que o sucesso da Marvel está conectado a ligação emocional da audiência com os super-heróis durante os trailers dos filmes.

marvel_vs_dc_by_davidbksandrade-da764co

Segundo a Adweek, o que a empresa fez foi testar o engajamento emocional das pessoas usando um software de reconhecimento facial e emotivo chamado Affectiva.

Os participantes da pesquisa Marvel x DC precisaram apenas de conexão à internet e uma web câmera simples. A medida que assistiam aos trailers dos filmes o software Affectiva media suas expressões faciais segundo a segundo, calculando as suas emoções. Os resultados individuais foram então agregados e analisados.

Os resultados indicaram que os trailers da DC receberam respostas positivas por causa dos seus efeitos especiais e cenas de ação com explosões, e não por seus personagens. Entretanto, os fãs responderam com muita afinidade para os heróis da Marvel, e reagiram positivamente ao humor nos trailers, elevando o engajamento emocional geral.

Marvel-and-DC-Characters-watching-a-movie

Um forte exemplo foi o trailer de Guardiões da Galáxia vol.2, que reagiu melhor com os participantes, obtendo 78% deles como “adorando” o trailer. As piadas, os personagens cativantes e a música de uma banda reconhecida provavelmente atingem fãs e não-fãs dos quadrinhos, do mesmo jeito.

Por outro lado, os trailers da Marvel são melhor entendidos como “fiéis” à imagem dos heróis no material original das HQs. A inconsistência entre as representações e conexões dos heróis nos filmes da DC podem ter um efeito negativo no engajamento emocional do público ao assistir aos trailers.

(Porém, o estudo não analisou – por exemplo – o filme da Mulher-Maravilha. Seria curioso ver as respostas da audiência para o melhor filme da DC até agora. O estudo analisou respostas da audiência para os trailers dos filmes Guardiões da Galáxia vol. 2, Capitão América: Guerra Civil, Liga da Justiça e Batman v Superman.)

yeadmlhdphhmqtm9jfme

Os dados obtidos pela empresa de pesquisa indicam não apenas por que a Marvel ganha consistentemente da DC nas bilheterias, mas oferece boas ideias sobre consistência de marca e as mensagens que se busca passar com as campanhas de marketing. O estudo mostra que, apesar de explosões, efeitos especiais e direção de arte causarem uma melhora nas métricas dos trailers, em última análise é a consistência da Marvel com a sua própria marca e sua conexão com os personagens que dirige um engajamento emocional cada vez maior com a audiência e vitórias contra a DC em todas as métricas.

“Nos surpreendemos em ver que, em todos os trailers testados, o engajamento emocional era menor do que o esperado neste gênero de filme em relação a explosões e efeitos especiais. Os resultados indicam que a maneira como a DC muda personagens e faz reboots de história confundindo TV e cinema tem um efeito danoso no modo como o público se relaciona com seus produtos.”

Os calendários de filmes tanto da DC quanto da Marvel preveem filmes para – no mínimo – mais e anos. A DC ainda tem tempo de rever sua estratégia e acertar as coisas erradas.

main-qimg-69949d06a6c590b3d2f8e23e9fd77566

21ae13094bcab20be672948c2e886b0a--bvs-dc-movies