Esta terça-feira, 12 de setembro, ficou marcada para os fãs do futebol virtual: o lançamento de “PES 2018” junto ao lançamento da demo de “Fifa 18”.

Pelos gramados da Konami, a nova edição de “Pro Evolution Soccer” chega com a promessa de ser o melhor game da série na década. A recepção na imprensa internacional tem sido muito positiva.

Sites como IGN e FourFourTwo (especializada em futebol) deram notas próximas à máxima. Segundo a GamesRadar+, o game “chegou o mais perto da perfeição depois de muito tempo” e o pessoal da RedBull Games considerou “o melhor PES de todos”.

Licenças em PES 2018

“PES 2018” ainda conta com o licenciamento do Campeonato Brasileiro, sendo Flamengo, Vasco da Gama e Corinthians exclusivos. Mesmo na Série B, o Internacional está confirmado no jogo (e no “Fifa 18” também!).

Philippe Coutinho PES 2018

No futebol internacional, Barcelona, Atlético de Madri, Liverpool, Borussia Dortmund e Internazionale de Milão chegam com licenças completinhas, inclusive com estádios oficiais.

Falando em estádios, continuam presentes os caldeirões brazucas: Allianz Parque, Arena Corinthians, Morumbi e Vila Belmiro, de SP; Maracanã e São Januário, no RJ; Mineirão, em MG; e o Beira-Rio, no RS. Infelizmente, não tem a Arena do Grêmio ou algum estádio catarinense no jogo.

A UEFA Champions League e a Europa League também retornam, mas a Libertadores deve ficar de fora (nem com atualizações).

Gráficos e mecânica de jogo

A série da Konami sempre foi visualmente mais detalhada e atraente que seu concorrente direto. Para essa edição, também é prometido mais cuidado com a movimentação dos jogadores. Nas edições anteriores, a reclamação era que alguns boleiros tinha “ginga de robô”.

Na mecânica, além da velocidade regulada, a promessa fica no sistema chamado Real Touch+. Pelo sistema, o jogador poderá controlar todo o corpo do atleta virtual com o analógico, o que permite um domínio de bola diferenciado (e problemático, se faltar habilidade no joystick).

A promessa de uma experiência online mais favorável também deve ser um diferencial.

Outra novidade é que a versão para PC finalmente estará parelha com PlayStation 4 e Xbox One.

Com tudo isso, “PES 2018” chega para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One com preço sugerido de R$ 199 e uma missão: reverter o volume de vendas da edição anterior, considerado um dos piores da série.

Demo de Fifa 18

Coincidência ou jogada estratégica no tabuleiro? Ninguém sabe. O fato é que a EA Sports liberou justamente no dia 12 de setembro a demo de “Fifa 18”.

O aperitivo está disponível para PC, PS4 e Xbox One e conta com 12 equipes no modo Amistoso: Manchester United, Real Madrid, Bayern de Munique, Juventus, Manchester City, Paris Saint-Germain, Los Angeles Galaxy, Toronto FC, Boca Juniors, Guadalajara e Vissel Kobe.

Quatro estádios estarão disponíveis na demo: Santiago Bernabéu (Real Madrid), La Bombonera (Boca Juniors), StubHub Center (LA Galaxy) e King Fahd Stadium (Arábia Saudita).

Também será possível ter uma prévia do incrível modo “A Jornada”, que foi o grande destaque da edição do ano passado. Agora, Alex Hunter parte para uma segunda temporada no futebol mundial, e poderá jogar em times como PSG, Bayern, Atletico de Madri e LA Galaxy.

Fifa 18 Alex Hunter

Já estão confirmados para o modo a ilustre presença de Cristiano Ronaldo, além de Antoine Griezmann, Thierry Henry e Thomas Müller, entre outros. Também será possível personalizar o protagonista Alex Hunter com cortes de cabelo, tatuagens etc

Até uma homenagem ao “Fifa Street” está prevista, com Hunter jogando uma pelada em uma favela no Rio de Janeiro e mostrando toda sua técnica.

Mas por enquanto, tudo é promessa, já que “Fifa 18” só chega em versão final em 29 de setembro, para todos os consoles inclusive para o Nintendo Switch!