O episódio de ontem de Game of Thrones mostrou um dos encontros mais esperados das 7 temporadas da série.

Mas antes.

É preciso avisar.

 

 

giphy

 

 

 

 

Bom, aviso feito, recapitulando o episódio 7.03 de Game Of Thrones, “The Queen’s Justice”.

1. Dragonstone

Em Dragonstone um dos mais aguardados encontros de Game of Thrones acontece: Daenerys Targaryen e Jon Snow pela primeira vez cara a cara, juntos, no mesmo recinto, na mesma cena, dialogando!

Image

O encontro em si não foi de grande intensidade. Jon precisa do apoio de Daenerys, especialmente a liberação para minerar o dragonglass que está presente em Dragonstone e que é uma das 3 coisas conhecidas capazes de eliminar os Outros. Daenerys quer que Jon Snow jure lealdade a ela, honrando um juramento feito por um antepassado Stark (Torrhen) – o último Rei no Norte – que jurou lealdade aos Targaryen.

Todo o desenlace é puramente estratégico, com Varys e Tyrion parecendo aqueles amigos que querem muito fazer um novo casal romântico, e um lado cedendo um pouco (Daenerys permite que o dragonglass seja minerado), mas Jon Snow permanece como um”prisioneiro” na fortaleza.

A questão maior aqui é – como sempre – o que isso significará para o resultado final da trama. Game of Thrones é totalmente construída em torno de profecias, visões e simbolismo.

Algo que está mais presente nos livros do que na série é a questão da”flor azul”. Rhaegar Targaryen entregou para Lyanna Stark uma coroa de rosas azuis, “blue frost”; e Daenerys Targaryen teve visões sobre a Muralha (nos livros elas são recorrentes em flashbacks, e na série aconteceram na 2a temporada) em que ela vê uma rosa azul na parede da muralha.

giphy

Durante muito tempo se pensou que a história de “fogo e gelo” que Game of Thrones conta se refere a Daenerys e Jon, como elementos que irão se juntar. Há uma profecia que fala sobre “o príncipe prometido”, e recentemente se perguntou se ela estaria falando de Daenerys ou de Jon. (Melisandre parece se confundir bastante sobre isso). Mas os Dothraki têm uma profecia de que Daenerys irá parir o “garanhão que irá cavalgar o mundo”. Se achava que isso seria fruto da união dela com Khal Drogo, mas todos sabemos que nada de bom veio disso. E SE as profecias estiverem todas certas, e se trata do FILHO de Jon Snow e Daenerys Targaryen, Azor Ahai.

Daenerys supostamente perdeu a capacidade de ter filhos depois da morte de Drogo. Mas se tem uma coisa que os fãs (e leitores) da série já perceberam é que talvez ela tenha voltado a poder conceber bebês.

Então talvez vejamos esta imagem na série algum dia:

 

2. King’s Landing

Euron retornou vitorioso com seus presentes para Cersei: Ellaria Sand e Tyene Sand (mulher e filha de Oberyn Martell) e Yara Greyjoy (a irmã de Theon). E Cersei promete lhe dar o que ele quer QUANDO eles vencerem a guerra.

Porém, nada supera este diálogo, em que Euron pede dicas para Jaime Lannister sobre quais são as preferências de Cersei.

Image-2

A grande questão aqui é a ascensão de Cersei à loucura, cada vez mais parecida com Aerys Targaryen, o Rei Louco.

Na temporada anterior ela queimou parte da cidade, para impedir o avanço da seita religiosa que lutava por poder em King’s Landin; mas no episódio de ontem Cersei fez duas coisas que mostraram que ela está totalmente Mad Queen: começou a assumir publicamente sua relação incestuosa com o irmão, Jaime; e resolveu torturar Ellaria e sua filha, ao beijar Tyene com um batom envenenado e obrigando a mãe acorrentada a assistir tudo.

Isso remete diretamente a uma das cenas de tortura mais faladas da série, quando o rei Aerys matou Rickard e Brandon Stark (pai e irmão de Ned). Essa cena não aparece em flashback na série, exceto por um brevissimo momento – quase um gif – em que vemos um Brandon sendo enforcado.

A história conta que Rickard e Brandon foram à procura de Lyanna Stark (mãe de Jon Snow) que supostamente havia sido sequestrada por Rhaegar Targaryen. O Rei Louco Aerys então pendura Rickard com armadura e tudo e coloca uma chama logo abaixo dele; e prende Brandon com uma corda ao redor do pescoço.

Aerys dá a ele a opção de cortar a corda que prende seu pai, salvando-o do fogo, colocando uma espada fora do seu alcance. Brandon morre asfixiado com a corda no seu pescoço, enquanto vê seu pai morrer em chamas, cozinhado dentro da própria armadura.

ee-rickard

Cersei deixa Ellaria e Tyene quase na mesma situação, uma levemente fora do alcance da outra, com Tyene morrendo lentamente da ação de um veneno.

cersei-ellaria

Cersei está mais Mad Queen do que nunca. Esta temporada promete demais.

giphy (6)

3. Casterly Rock

Olenna Tyrell havia avisado Daenerys que os homens inteligentes têm planos inteligentes, mas eles acabam falhando e acabam morrendo. O plano de Tyrion de mandar a esquadra Greyjoy para Dorne e tomar Casterly Rock com os Imaculados está sendo despedaçada pouco a pouco.

Verme Cinzento e seu exército tomam o rochedo (com a ajuda do conhecimento de esgotos de Tyrion) apenas para encontrar o lar dos Lannister abandonado, e sem provisões.

Image-4

O exército de Daenerys começa a se espalhar e pulverizar. Todos os planos bons acabam virando um plano ruim.

4. A Cidadela

Samwell Tarly faz a cirurgia amadora mais bem sucedida da história e livra Jorah Mormont da doença fatal que o afligia.

Mesmo para Game of Thrones (ok, dragões, feiticeiras e gente que volta dos mortos) isso pareceu um recurso pobre de roteiro. Talvez faltou tempo para desenvolver a trama melhor.

Mas uma coisa é certa: num mundo de guerreiros é sempre interessante e bem-vindo ver um nerd raiz tendo sucesso.

giphy (5)

 

5. Highgarden

Cersei e Jaime Lannister parecem ter aprendido com os erros militares do passado e estão numa campanha perfeita. Cersei renegociou a dívida com o Banco de Ferro e enviou Jaime (com a maioria do exército Lannister) para o lar dos Tyrell, que foi sobrepujado. Com os navios Greyjoy fora de combate, os Imaculados isolados e desabastecidos em Casterly Rock, Dorne subjugada e os Tyrell esmagados, resta a Daenerys poucas opções de aliados. Lance de mestre.

Além disso, a imagem mostrou Jaime com Randyl Tarly (pai de Samwell) e Bron conquistando Highgarden. Vai ser demais ver os reencontros de Randyl x Samwell e Bron x Tyrion quando eles se verem em lados opostos.

Mas o melhor momento foi Jaime e Olenna conversando. Ele propõe que ela morra de maneira leve, sem dor, por veneno. Ela toma o veneno e confessa ter tramado a morte de Joffrey, filho de Jaime.

giphy (7)

As atuações são impecáveis. E isso abre uma porta para como Jaime vai lidar com esta informação, afinal Cersei acusou Tyrion do crime.

E mais: Olenna deixa claro que Cersei será a “destruição de Jaime”. As profecias serão testadas.