Nós, usuários da internet e de tecnologias em geral, não sabemos, mas estamos expostos o tempo todo a ataques de pessoas más intencionadas, veja aqui 3 coisas que você nunca imaginou que um Cracker poderia fazer:

1 – Usar sua webcam pra controlar um computador

Se um cracker quiser controlar sua webcam para te espionar, isso é bem fácil. Na verdade, alguns modelos de webcans são bem suscetíveis a invasões devido ao baixo nível de segurança na programação das mesma, veja aqui uma lista com as marcas e modelos mais inseguros.

Os desenvolvedores de webcam estão a par do problema e já estão adequando suas webcams com escudos de privacidade para proteger os usuários contra acesso indesejado.

2 – Invadir bombas de combustíveis

As bombas de gasolina não ficam fora dessa lista não, aliás, ela pode ser invadida nos mais diversos níveis. E isso só foi descoberto porque pesquisadores montaram iscas para pegar esses criminosos. Entre as mudanças, é possível fazer um ataque DDoS e desabilitar a bomba por dias, mudar o nome de identificação dela ou alterar o número do volume de líquido em reserva.

3 – Destruir uma rede elétrica nacional

Na verdade, onde há um circuito associado à um sistema fraco de segurança, há uma oportunidade de ouro para um cracker. Em 2020, o Reino Unido quer ter um medidor inteligente em cada lar para medir o consumo de gás e eletricidade. Os equipamentos mandam informação em tempo real diretamente para companhias por uma conexão com a internet. Ao mesmo tempo, fornecem aos clientes atualizações da conservação de energia e simultaneamente ajudam a controlar a demanda nacional com mais eficiência.

Uma empresa americana desenvolveu um sistema para usar nas falhas de segurança dos equipamentos. Com esse sistema, fizeram exatamente o que já haviam avisado, e com sucesso, controlaram uma rede elétrica americana. Mike Davis, um consultor sênior da firma, emitiu essa declaração ameaçadora: “Nós podemos desligar centenas de milhares de lares potencialmente ao mesmo tempo”.

Mas a grande verdade é que muita gente tem dúvida sobre a diferença entre um hacker e um cracker. Muitas pessoas erroneamente usam o termo “hacker” pra designar quem pratica a quebra de um sistema de segurança, mas esse é o termo errado. Na verdade quem pratica esse tipo de ação, que inclusive é crime, é um cracker.

O hacker nada mais é do que alguém que elabora, modifica ou desenvolve softwares ou hardwares. o hackers, além de muito inteligente são gente do bem que trabalham pra melhorar e facilitar a nossa vida.

Agora imagina só, juntar um monte desses cabeças numa maratona de programação, unica e exclusivamente pra criar projetos com impacto social positivo? foi o que aconteceu aqui em porto alegre, no Hackaton. Que foi um projeto do Sicredi em parceria com a Smile Flame que trabalharam colaborativamente, em busca desse impacto social. o Hackthon social foi uma maratona de programação, na qual estudantes e profissionais das áreas de design, programação e marketing se reunirão para criar esses projetos projetos.

O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de março, na TecnoPUC, com a formação de 6 equipes que se dedicaram durante 31 horas à criação de projetos tecnológicos e auxiliaram as três instituições parceiras: o Instituto de Câncer Infantil, o Lar São Vicente de Paula e o Pão dos Pobres.