Uma empresa de Cloud Computing, de Barueri, do empresário Paulo Roberto Zivieri, deixou mais de 16 mil sites fora do ar, em um apagão digital, há sites de prefeituras, e-commerce, e todos os tipos de empresas que você possa imaginar.

Desde a madrugada do dia 14 de dezembro, centenas de empresários, responsáveis por administrar milhares de sites, foram pegos de surpresa com a interrupção dos seus serviços de datacenter e hospedagem.

A empresa que fazia a manutenção e prestava serviço aos sites, Serverloft,tentou acalmar seus clientes, alegando falha elétrica.

No momento, todos os equipamentos da Serverloft, ficam em uma grande datacenter, de uma multinacional, a Equinix, que afirma ter suspendido os serviços de Paulo Zivieri, pois alegam ficar mais de 6 meses sem receber o pagamento do próprio.

Na manhã do dia 14, já não era possível ter contato algum, com mais nenhum dos representante da Serverloft. No seu site, eles soltaram um comunicado de que estariam passando por problemas jurídicos, e que retornariam em 60 dias, e isso levou os empresários a loucura.

Foram afetados mais de 16 mil sites, dentre eles, de prefeituras, escolas, e sites de e-commerce que ganham bastante lucro nessa época do ano. A chance de recuperar tudo, era de um backup, mas reverter um backup não é tão simples, pois as últimas transações, alterações e estoques, serão afetados.