image2

 

A série Stranger Things estreou com grande sucesso e já considerada uma das melhores da Netflix. Com 8 episódios misturando aventura e terror, a história gira em torno de um grupo de pré-adolescentes que tenta encontrar um amigo perdido, encontram ao invés disso uma garota muito estranha e então coisas estranhas (tunduntss) começam a acontecer na pequena cidade em que moram. Tudo isso com a presença sinistra de um laboratório de pesquisa governamental com uma lista enorme de problemas éticos.

Além dos personagens ótimos, do roteiro envolvente e da mistura perfeita de aventura e terror a série ainda traz uma grande homenagem aos filmes da década de 80, com uma série de referências visuais e de narrativa a obras que encantaram as pessoas na época e depois na Sessão da Tarde.

Neste vídeo há uma montagem bem interessante das referências visuais que os diretores da série certamente utilizaram para compor o universo de Stranger Things.

E também podemos destacar algumas características narrativas como grandes referências para a série:

1. E.T. – O Extraterrestre

Talvez a maior de todas as referências. A menina Eleven foge de um laboratório enquanto faziam experiências com ela e é encontrada por um grupo de meninos curiosos com bicicletas. Eles a acolhem, e a escondem do governo. Ela os ajuda. Ela tem superpoderes. Ela não tem roupas, e por isso eles a vestem com um vestido e com uma peruca loira.

Lembrou alguém?

Lb691z5

Os garotos então partem numa odisseia para proteger Eleven. E em uma cena extremamente emblemática eles fogem de carros enquanto pedalam suas bicicletas e são encurralados nas ruas. Só que ao invés de Eleven fazer as bicicletas flutuarem delicadamente em direção à lua, ela faz isso aqui:

179304-de-stranger-things-1-temporada-e-ova-624x0-1

Que evolução hein.

e-t

2. Poltergeist

A maneira como Joyce mantém contato com seu filho, e a maneira como o monstro aparece quase rasgando as paredes (ok, isso também se parece com A Hora do Pesadelo) lembram muito os elementos visuais de Poltergeist.

Isso e a maneira como o governo envia voluntários para entrar no “Submundo” com cordas e adentrando um portal.

Mas uma coisa chama ainda mais a atenção: quando a mãe de Mike vai visitar a mãe de Will (Joyce, interpretada por Winona Ryder) ela leva sua filha mais nova, de apenas 2 anos. A menina acaba andando pela casa, e atraída pela sequência de luzes, acaba no quarto da casa que faz a conexão com o monstro. A cena lembrou muito essa sequência de Poltergeist:

Há ainda um fato engraçado: num dos flashbacks da série, Joyce aparece conversando com Will (o menino desaparecido) e diz para ele que comprou ingressos para irem ver Poltergeist no cinema. E que agora ele tinha idade para ver este tipo de filme.

3. Goonies

Outro filme forte em referências em Stranger Things. Um grupo de crianças e alguns adolescentes “aprontam altas aventuras” perigosíssimas enquanto pedalam suas bicicletas. As referências visuais são impressionantes:

stranger-things-80s-movies-goonies

stranger-things-900x525

goonies

stranger-things-high-school-kids-barb-600x380

E os personagens. Mike é o líder, assim como Sean Astin foi em Goonies. Lucas parece assumir o papel de Data, com seus apetrechos e tecnologias. E Ralph é claramente o Gordo, não só porque ambos aceitam a humilhação de “estalar os ossos do braço” ou “mostrar a barriga chacoalhando” mas também por causa dessa cena aqui:

Que lembra basicamente do Gordo e do sorvete no esconderijo dos Fratelli.

1919f09af6a3505722bb19c9992e2d45

Acho que isso faz a Eleven ser o Sloth, entretanto.

4. The Thing – O Enigma de Outro Mundo

O filme está presente na forma de um pôster que aparece no cenário. E em um momento interessante em que o professor de ciências dos garotos tenta assistir o filme com sua namorada, enquanto explica os efeitos especiais do filme. A história de The Thing é excelente, e é um baita filme de terror dirigido por John Carpenter.

the-thing

Interessante que em The Thing o monstro invade os corpos dos humanos e os usa como hospedeiros, sem que os outros possam saber o que está acontecendo.

Mais ou menos como Will, que claramente está infectado pelo Demogorgon (ou algum outro monstro, ainda pior) quando vai no banheiro e basicamente cospe uma lesma na pia.

5. Stand By Me – Conta Comigo

Baseado num conto de Stephen King chamado “The Body” o filme conta a história de 4 amigos que resolvem encontrar um suposto cadáver na floresta, e para isso seguem o caminho dos trilhos de trem.

stand-by-me-traintracks

stand-by-me-1.w1582.h1052

Mais ou menos como os garotos e Eleven fazem, seguindo os caminhos do trem enquanto usam bússolas para tentar encontrar a origem das quedas de energia no episódio chamado “The Body”.

 

6. X-Men

Logo no primeiro episódio fica bem claro que esses garotos são nerds. E em um diálogo imediatamente antes de Will desaparecer a revista X-Men 134 é mencionada.

X-Men_Vol_1_134

Isso provavelmente não foi à toa. Em X-Men 134 a personagem Jean Grey (uma menina cono poderes telepáticos e telecinéticos) começa a ir para o lado negro, ajudada pelo Clube do Inferno e pelo Mestre Mental. Isso dá início à Saga da Fênix, com consequências desastrosas para todos os mutantes do universo Marvel.

E é nessa revista que Jean Grey usa seus poderes para prender seu inimigo na parede, como Eleven fez no último episódio, e depois basicamente desintegrá-lo, como Eleven fez no último episódio.

phoenix131

7dd1c770-3403-0134-0ca7-0a0b9a139ea7

 

7. RPG – Dungeons & Dragons

Neste caso as referências são mais sutis:

Assim como no filme E.T. a série Stranger Things começa com um jogo de RPG jogado pelos garotos, mais especificamente Dungeons & Dragons (D&D), que era O jogo de RPG em 1983.

Criado em 1977 o D&D recebeu atualizações ao longo dos anos, e – graças a uma cena bem rápida mostrada no episódio 5 – podemos perceber que a edição usada pelos garotos para jogar era a de 1981:

ExpertDD-225x300

O Demogorgon era um monstro do universo de Dungeons & Dragons, e era altamente temido pelos jogadores. Não é a toa que os garotos não gostam de ouvir menção a ela no primeiro episódio. Ele aparece no Manual dos Monstros de D&D e era chamado também pelas alcunhas de “Príncipe dos Demônios” e “Lorde de Tudo que Nada na Escuridão”. Com 5,5 metros, duas cabeças de babúino e o corpo todo cheio de escamas (incluindo a cauda) e poderes que continham 95% e resistência a magia, poderes psiônicos, a habilidade fazer 3 ataques por turno de jogo, Classe de Armadura -8, 200 HP, e exigia de qualquer herói pelo menos uma arma encantada +2 para COMEÇAR um combate o Demogorgon realmente era um oponente.

Uma das coisas interessantes referente a RPG que acontece em Stranger Things é que os personagens parecem assumir os arquétipos de personagem do jogo: Mike é o líder, o Guerreiro. Eleven é o Mago. Lucas é o Ranger (camuflagem, iniciativa, vigilância e etc) e Dustin é o Clérigo (o que entende todo mundo, o que tenta apaziguar os ânimos, o que tenta chegar num objetivo).

Will parece ser o Ladrão (aquele que consegue se esconder, tem destreza e esperteza).

A segunda coisa interessante é o final da série. Ela termina com várias pontas soltas, muitos mistérios ainda não revelados. E parece que a história sabe disso. Numa partida de RPG final os garotos reclamam com Mike (O Mestre do Jogo), dizendo que a partida foi muito curta e que várias coisas ficaram sem resposta. Coisas como o “Cavaleiro Perdido”, (talvez o delegado?); ou a “Princea Orgulhosa” (Eleven? Ou Nancy?); e as “Flores na Caverna”, (talvez uma referiencia aos ovos de monstro encontrados no Submundo…)

 

8. Alien – O Oitavo Passageiro

E isso nos leva a Alien. Além de toda a direção da arte da série quando os personagens estão no Submundo ou na instalação de pesquisa tomada pelo monstro lembrarem de Alien – O Oitavo Passageiro (e sua continuação, Aliens) ainda a questão do monstro, seus ovos, e a maneira cono Will estava “entubado”, mais ou menos como o Alien do filme usava os humanos como hospedeiro.

Alien-intro_3064438b

Talvez seja este o gancho para a segunda temporada?

9. Tubarão

O filme Tubarão aparece em um pôster no quarto de Will. Há uma série de pequenas nuances na série, quase todas pertinentes ao delegado Hopper. Ele é um policial que saiu da cidade grande em direção à cidade pequena, em busca de sossego, mais ou menos como o Chefe de Polícia Brody, em Tubarão. A caracterização está bem próxima. (Com um pouco de chapéu de Indiana Jones misturado).

 

E quando Hopper vai fazer o relatório de criança desaparecida ele o faz quase da mesma maneira que Brody faz o relatório de ataque de tubarão em Tubarão.

10. Predador

Não é bem exatamente uma referência, mas quando Mike e Lucas fazem as pazes e apertam as mãos não tinha como não lembrar desta cena clássica, de Predador:

tumblr_np9amfQdYZ1utobbqo2_400

giphy

 

stranger-things