O season finale de Game Of Thrones foi bem (como diremos) explosivo, e é realmente uma pena que tenhamos que esperar um ano inteiro para saber o que acontece na série.

Talvez George R.R. Martin seja generoso e lance o sexto livro ainda este ano. Quem sabe? (É bem pouco provável, esse senhor gosta de fazer todo mundo sofrer, este livro nunca será lançado).

Enquanto isso a gente se diverte verificando todos os easter eggs e referências mais importantes que aconteceram no season finale de Game Of Thrones. Vamos lá:

cersei)spoilers

 

 

 

1. “Shame”

Cersei conseguiu a vingança que queria. Se livrou de todos os seus inimigos mais imediatos, num plano tão bem orquestrado que parecia até o final do Poderoso Chefão I. E mais do que isso, realizou a vingança prometida contra a famosa “Freira da Vergonha”, que vai ser torturada (estuprada) e provavelmente morta pela própria Cersei. “Meu rosto vai ser a última coisa que você vai ver antes de morrer”

O que talvez poucos tenham percebido é a ironia poética quando o Septo de Baelor foi destruído: um sino caiu bem no local que Cersei fez sua “Walk of Shame”, matando alguns transeuntes no processo.

ee-got-shame-bell

2. Stark de volta ao lar

Depois de algumas temporadas com o selo Bolton em Winterfell finalmente vimos o selo Stark de volta ao seu local de direito. Isso pôde ser visto no final do ep 9, “A Batalha dos Bastardos”.

stark direwolf banner in winterfell game of thrones

Mas houve um certo alívio emocional quando todos pudemos ver a marca do lobo em Winterfell na própria abertura da série, após tantos episódios.

game-of-thrones-winterfell-opening-sequence

Será que com Cersei coroada rainha teremos essa mudança na abertura da série com relação a King’s Landing também? Depois de 6 temporadas com o selo Baratheon será que teremos o leão Lannister na capital?

3. Os segredos da Biblioteca da Cidadela

Já há um milhão de montagens com Sam Tarly olhando a biblioteca da Citadela com devoção, como só um nerd pode olhar. Algumas misturam até mesmo a cena de a Bela E A Fera, em que a Bela entra na biblioteca da Fera.

ee-got-sam-library

Mas o mais intrigante na cena foi o giroscópio pendurado no teto do recinto. É o mesmo que aparece no primeiro segundo da abertura de Game of Thrones, talvez a primeira coisa de Game of Thrones que tenhamos visto. Será que este objeto (e outros que Sam encontrará na escola de Meistres) trará respostas para os mistérios da série?

ee-got-chandeliers

4. Uma lição de história

A última sobrevivente da família Tyrell – a vó de Margaery, Olenna – se aliou de maneira estratégica com as Sand Vipers, lideradas pela amante de Oberyn Martell. Numa sequência extremamente rápida de frases Olenna conseguiu destruir toda a arrogância das mulheres guerreiras de Dorne, e ainda usou de história e lembrou da vez em que “100 escorpiões mataram um Tyrell em Dorne centenas de anos atrás“. Talvez a gente não lembre, mas o próprio Oberyn contou esta história na temporada 3:

Quando o Jovem Dragão conquistou Dorne tanto tempo atrás, ele deixou o Lorde de Highgarden para nos dominar. Este Tyrell se movia de castelo em castelo, caçando rebeldes e fazendo com que nossos joelhos permanecessem dobrados. Ele chegava com suas forças, tomava um castelo para si, ficava uma semana, e depois ia para o próximo castelo. Era costume dele tirar os lordes de seus próprios quartos e tomar para si suas camas. Uma noite ele estava numa cama com um dossel enorme de veludo. Uma faixa com um sino pendia a seu lado, para que ele pudesse solicitar mulheres. Ele tinha uma queda por mulheres de Dorne, e quem poderia culpá-lo? Então ele puxou a faixa, e o dossel se abriu, e cem escorpiões caíram em cima dele. Sua morte acendeu um fogo que se espalhou por toda Dorbe, desfazendo todas as vitórias do Jovem Dragão em menos de duas semanas. Os homens ajoelhados se levantaram, e éramos livres de novo.

 

5. “Onde estão os Stark agora?”

Jaime Lannister está um personagem cada vez mais interessante e profundo na série, espelhando o que acontece com ele nos livros. Numa conversa com Walder Frey ele se irrita com Frey chamando a ambos de Regicida, e Frey ainda conta por que traiu os Stark. E chega ao ponto de dizer “eles me importunaram por anos, onde estão os Stark agora?”. Ora, Walder, passando disfarçada de servente praticamente do seu lado.

ee-got-stealth-starks

E já sabemos como isso termina…

game-of-thrones-finale-recap

6. O novo mantra de Westeros

Mais de um personagem já se referiu à “Grande Guerra” que vai vir. Tanto que está se tornando meio que um mantra informal em Game of Thrones. Benjen Stark, Melisandre e outros inclusive têm a sensação de que terão uma participação importante no conflito.

ee-got-war-to-come

wars-to-come-best

Provavelmente a “Grande Guerra” não se refere a nenhuma batalha pelo trono, mas sim à batalha prevista entre o Gelo (Os Outros) e o Fogo (os Dragões). Inclusive os 2 últimos episódios da última temporada de GoT podem tranquilamente se chamar “Boa Sorte ” (Good Fortune) e “A Grande Guerra” (The Great War).

7. A profecia de Azor Ahai

O que nos leva à profecia de Azor Ahai e à maior revelação da série até agora. Numa sequência de flashbacks vivenciados por Bran tivemos a confirmação da teoria de mais de 20 anos dos fãs dos livros que acreditava que Jon Snow é na verdade filho de Rhaegar Targaryen (irmão mais velho de Daenerys) e Lyanna Stark (irmã de Ned Stark).

Isso era mais ou menos uma teoria unânime entre os fãs da série, e foi confirmada na cena.

Mas há uma profecia importante em Game of Thrones talvez tenha sido igualmente confirmada. Azor Ahai é o “príncipe prometido”, e Melisandra tem certeza que é Jon Snow. A profecia diz algo mais ou menos assim: “quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão se reunir, Azor Ahai renascerá entre fumaça e sal, e acordará dragões do seu sono de pedra”.

“Acordar dragões” pode ser algo referente a Danerys. E durante muito tempo se pensou que a “estrela vermelha” era referente ao cometa que aparece no primeiro livro e no primeiro episódio da série (para depois ser esquecido na TV). Mas na season finale desta temporada vimos Ned Stark chegar na Tower of Joy para encontrar sua irmã, Lyanna. Ele estava com a espada de Arthur Dayne , chamada “Dawn” e, dizem, forjada com o metal de uma estrela cadente. O cabo da espada é encrustado com um sol (uma estrela) e Ned a deposita na cama de Lyanna, repleta com o sangue do parto mais mal sucedido de Westeros. A estrela vermelha sangra, e Azor Ahai renasce?

ee-got-bleeding-star

8. O Rei No Norte – O Lobo Branco

Num momento provavlemente bem esperado na série as casa do norte abraçam Jon Snow como seu líder, e seu rei. Isso talvez cause problemas com Sansa Stark, mas por enquanto a reação de todos parece ser a mesma de quando Robb Stark foi proclamado “Rei no Norte”. Exceto talvez que Jon parece ter homens levantando suas espadas por ele, e Robb tinha homens ajoelhando por ele.

ee-got-king-in-the-north(1)

Robb deu o mesmo olhar para sua mãe, Catelyn, que Jon deu para sua irmã (prima?), Sansa. Não sei se o sorriso que recebeu de volta foi o mesmo, mas por enquanto Jon é realmente o Rei no Norte.

Uma coisa interesante, é que Jon recebeu o apelido de “Lobo Branco” pelos homens no norte, o que é bem legal e todos amamos Ghost; mas talvez haja mais coisa aí. Segundo as regras de Westeros um bastardo não pode usar o símbolo da casa de seus pais, MAS ele pode usar o símbolo com as cores invertidas, o que deixa claro que ele é um bastardo. O símbolo dos Starks é um lobo cinza sobre um fundo branco. Neste caso Jon Snow poderia adotar como seu símbolo o lobo branco sobre o fundo cinza.

jon_snow_custom_sigil_poster_by_tailwindstudios-d9go8u2

Isto é, até ele descobrir que ele é filho de um pai Targaryen, quando imagino que ele adotará o dragão preto sobre fundo vermelho.

9. Bran pode ver o futuro também

Bran aprendeu a usar a rede de árvores sagradas dos Filhos da Floresta, as Weirwood, para acessar os fatos passados de Westeros, para aprender. MAS a visão de Bran com o Wildfire tomando King’s Landing se referia ao que foi usado por Cersei no ÚLTIMO episódio da temporada.

Bran pode ver o futuro. Na verdade há a teoria que Bran é o personagem mais forte em GoT, e talvez suas andanças pelo tempo possam ser um sinal de que ele é o grande responsável pelas coisas que aconteceram, acontecem e irão acontecer na série. Ter transformado Hodor em Hodor talvez seja apenas a ponta do iceberg. Ou a ponta da muralha.

10. Varys é rápido

Uma das piadas mais engraçadas sobre a season finale é a capacidade de teleporte de Varys, que parecia estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Independente disso (afinal, as coisas não precisam necessariamente acontecer ao mesmo tempo, a gente só as percebe assim) temos que tirar o chapéu para sua capacidade de negociação.

Na última cena de GoT vemos Daenerys, seus 3 dragões, seus guerreiros Imaculados e sua tribo de Dothraki viajando para Westeros com os navios dos Greyjoy e também com navios Tyrell e de Dorne.

image1

image2

image3

Impressionante, Varys, impressionante.

11. GoT: a série que sabe que é uma série

Neste episódio vimos a maior coleção de auto-referências vista em Game of Thrones. Vários personagens falaram frases, palavras e mantras que os fãs conhecem há algum tempo, quase como se soubessem que a história que vivem é uma série de TV.

Tyrion se referiu ao “grande jogo” que Daenerys está jogando. Claro, ele se refere ao jogo dos tronos.

– Varys chegou no último minuto do encontro entre Dorne e Highgarden com a possibilidade de uma solução que mistura “fogo e sangue” (Fire And Blood é o lema da família Targaryen)

Jon e Sansa tiveram um momento bem divertido sobre como inverno finalmente chegou e como seu pai (Ned) vivia prometendo que chegaria. “Winter Is Coming” é o lema da família Stark, mas também é um dos memes mais desgastados da internet a esta altura do campeonato)

– No jantar comemorando a recuperação do castelo nas Riverlands (que era dos Tully) Walder Frey brinca dizendo “os Freys e os Lannisters mandam lembranças”. “Os Lannisters manda lembranças” foi a frase que Roose Bolton disse quando esfaqueou Robb Stark no Red Wedding.

– Cersei tortura a Freira e sai da câmara dizendo “Shame, Shame, Shame”.

– Lyanan Mormont (a MVP da temporada) dá o melhor discurso de todos e declara sua aliança a Jon dizendo que o “Norte se Lembra”. “The North Remembers” foi um dos temas dessa temporada, nas peças de comunicação da HBO.

“O Rei no Norte”. Isso já foi falado na segunda temporada. E já sabemos o que aconteceu…

Bônus: Em que os criadores da série deram um spoiler muito secreto

Reza a lenda que os produtores executivos de Game of Thrones só receberam a benção de George R.R. Martin quando acertaram a resposta para a pergunta “quem são os pais de Jon Snow?”

Então, David Benioff usou uma camisa em entrevistas que meio que confirmava o spoiler mais aguardado dos últimos tempos.

image1(2)

image2(2)

 

donald glover pupeteer