Se você não assistiu aos trailers, este texto pode conter spoilers!

ghostbusters2016-1

Fantasmas são imprevisíveis. Aparecem onde menos se espera, mesmo que se saiba que aqui ou acolá eles costumem dar as caras. Ok, já faz tempo que saíram os dois trailers de As Caça-Fantasmas! Porém, assim como os espectros de quem elas irão atrás, um novo comentário sobre esse esperado filme sempre pode “materializar-se” subitamente. Por isso, eu, como fã de carteirinha da franquia, não poderia deixar de canalizar um pouco de “energia psíquica” para (ecto)plasmar algumas linhas sobre a produção, cuja estreia nos cinemas será em 14 de julho e que, na minha opinião, tem tudo para entregar ao público uma história inteligente e bem divertida.

ghostbusters2016-2

Talvez a primeira coisa que muita gente quis saber ao ouvir falar sobre essa próxima versão do time que é chamado quando “há algo estranho na vizinhança” tenha sido qual a sua relação com os filmes originais de 1984 e 1989. O segundo trailer começa dizendo: “Há 30 anos atrás, quatro amigos salvaram o mundo. Agora uma nova equipe atenderá à chamada”. O que vem a seguir mostra que se trata não de uma continuação, mas de um recomeço. Sem dúvida, há paralelos evidentes. Como na cinessérie clássica, são quatro caça-fantasmas, só que, em lugar de Egon Spengler (Harold Ramis †), Raymond Stantz (Dan Aykroyd), Peter Venkman (Bill Murray) e Winston Zeddemore (Ernie Hudson), debutam na aventura Erin Gilbert (Kristen Wiig), Jillian Holtzmann (Kate McKinnon), Abby Yates (Melissa McCarthy) e Patty Tolan (Leslie Jones). Do mesmo modo que Egon e Ray, Erin e Jillian são, respectivamente, a “doutora em física de partículas” e a “engenheira brilhante”. Abby, assim como Peter, é a especialista em paranormalidade que incentiva as companheiras a partirem para o combate profissional contra os “fluidos errantes”. E Patty, à semelhança de Winston, entra para o “clube” por último como integrante “leiga”, porém cheia de energia e habilidade para fazer um “meio de campo” entre as três cientistas e a cidade de Nova Iorque.

ghostbusters2016-3

E o que tem de peculiar, afinal, o enredo protagonizado por essas mulheres que resolveram encarar pra valer a “febre de fantasmas que toma a cidade”? Dentre outras, chamo atenção para três coisas:

1 – GIRL POWER

Pelo que se vê nos trailers, parece não haver qualquer sinal de que as Caça-Fantasmas serão meramente “versões femininas” de seus predecessores. Erin, Jillian, Abby e Patty demonstram cada qual muita personalidade. Tanto na comprovação das qualificações científicas e do traquejo social para tornar viáveis “as investigações e eliminações paranormais profissionais” como na atitude de coragem para enfrentar quem quer que esteja por trás do “dispositivo que amplia a atividade paranormal” (sobre o qual ouvimos nos trailers), essas mulheres mostram quem são e a que vieram, determinadas a conquistar seu espaço em meio à crise provocada pelas assombrações que assolam a “Grande Maçã”! Além do mais, é bastante significativo que, nessa produção cinematográfica da Sony Pictures, sejam mulheres a lidarem de forma “especializada” com o sobrenatural, uma vez que, ao longo dos tempos, as artes relacionadas ao contato com os espíritos e também a investigação de cunho mais científico sobre o assunto tiveram mulheres à frente. Recordem-se, por exemplo, a necromante de Endor, no Israel antigo (Bíblia: 1 Samuel 28,3-25), a pítia do oráculo de Delfos, na Grécia, e, em tempos modernos, Eleanor Sidgwick (1845-1936), matemática britânica que sugeriu que as assombrações de uma casa poderiam ser, na verdade, impressões psíquicas dos moradores anteriores absorvidas pela estrutura da construção, as quais pessoas com maior sensibilidade teriam a capacidade de captar.

ghostbusters2016-4

2 – EQUIPAMENTOS FODÁSTICOS

Boa parte da aparelhagem técnica das Caça-Fantasmas que aparece nos trailers já é conhecida da galera que curte a cinessérie, por exemplo, as mochilas de prótons com os disparadores dos feixes de partículas e o Ecto-1 (este também um Cadillac, porém modelo 1980 e não mais 1959). Entretanto, nessa nova apresentação, há um detalhamento muito maior dos recursos eletrônicos e do processo de criação das máquinas. Podemos ver uma espécie de laboratório de física e engenharia maravilhosamente equipado e, em uma das cenas, Jillian testando um mecanismo composto por dois arcos semicirculares de metal que se fecham de repente, comunicando pequenos feixes de luz fosforescente verde entre si (será um protótipo da famosa armadilha para capturar os fantasmas?). Por falar em luzes, as mochilas de prótons, completamente repaginadas, emitem agora uma luminosidade vermelha viva, proveniente de um síncrotron, aparelho que acelera partículas como prótons e elétrons através da combinação de campos magnéticos. James Maxwell, físico que trabalha no laboratório de ciência nuclear do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e presta assessoria científica ao filme, explica seu funcionamento aqui. Ainda em termos de armamento, há novidades, tais como as pistolas que Erin e Jillian sacam da base das mochilas e algo semelhante a um “soco inglês” de energia pura, com o qual Abby ataca um espectro.

ghostbusters2016-5

3 – FANTASMAS COM VISUAL INCRÍVEL E ASSUSTADOR

Em geral, fantasmas são criaturas de consistência muito fraca, como fotografias envelhecidas pelo tempo. Só que os seres ectoplasmáticos que agora invadem Nova Iorque estão bem longe disso. Nos espíritos que vemos em diferentes lugares (uma biblioteca, um dos túneis subterrâneos do metrô, a área onde acontece um show de rock e, é claro, a Times Square) reluzem cores fortes e belas (principalmente o verde e o azul), contrastando com as sombrias feições esqueléticas e os corpos desproporcionais de alguns deles. Na cena da Times Square, particularmente, além de figuras de vários tamanhos, há vultos sinistros voando, cobertos com uma mortalha negra, deixando atrás de si um rastro de luminescência. Contudo, envolto na atmosfera aterradora criada pelo enredo, o espectador é surpreendido com a aparição de um sujeito verde e gosmento, mas bem simpático. Sim, é ele mesmo! O Geleia vai estar no filme!

ghostbusters2016-7

Então, quando chegar julho, se você ou alguém de sua família virem monstros, espectros ou fantasmas, não percam tempo! Vocês já sabem a quem chamar!

 

Por Ruben Marcelino Bento da Silva / Cult de Cultura

Acesse www.facebook.com/CultdeCultura