A galera do Infosfera foi recentemente convidada a experimentar um jogo que é tendência mundial. O game estilo “escape room” (traduzido normalmente como jogo de fuga) é um jogo que mistura elementos digitais e live action para criar uma atmosfera de mistério e suspense.

A ideia é basicamente colocar um grupo de pessoas (os jogadores) numa sala cheia de pistas e dicas que ajudarão a elucidar um grande mistério. A partir daí, com o relógio correndo, precisam lutar contra o tempo e usar de raciocínio rápido, agilidade no pensamento e trabalho em grupo para resolver. Parece simples e básico, mas é qualquer coisa menos isso.

cropped-most-popular-escape-room-games

Criado nos EUA e misturando a atmosfera de games como Alone In The Dark e The Myst (clássicos games de fuga de algum lugar com resolução de enigmas), mais os estilo de jogos de tabuleiro e narrativas de cinema, o estilo de jogo Escape Room é um game físico extremamente divertido. É a chance da pessoa poder jogar um video game de corpo presente, no mundo real e não no digital.

A equipe do Infosfera foi convidada pelos criadores do primeiro Escape Room no sul do país, o Enigma Escape Game, a testar uma de suas salas. Fomos em 7 pessoas, meio cagados de medo. 1 hora para sair da sala, diversas pistas e aquela sensação de “e se isso for um Jogos Mortais?”. (Ficou decidido que ninguém mataria ninguém para sair e nem cortaríamos nossos próprios braços). (Boas resoluções).

time-is-up

Na real a gente não pode contar muito. Contar algo, qualquer coisa, seria spoiler. O que dá para contar é que você pode chegar com seus amigos, sua família, ou o grupo do trabalho (de novo: tente não matar o amiguinho) e ser desafiado com uma série de enigmas e puzzles. Sempre com a ideia de vencer um mistério dentro de uma narrativa.

Enigma Sede

Cada Escape Room é diferente do outro. E a maneira com os participantes solucionam (ou não) o enigma fica a cargo da capacidade individual dos jogadores e também do grupo em aproveitar essas habilidade.

unnamed

Alguns são salas de um detetive em que as pistas para algum crime estão pelo escritório, e você precisa resolver. Outras são cenas de crime, prisões, ambientes ocultos illuminati com enigmas sobrenaturais. Há milhares de empresas no mundo com Escape Rooms variados desenhados para a cada jogo serem uma narrativa diferente. Você decifra a história, conta a história e é a história. Tudo ao mesmo tempo.

MW-DQ129_escape_ZG_20150715115210

O Escape Room que a equipe do Infosfera jogou – da empresa Enigma, em Porto Alegre – a gente não conseguiu resolver. (Sim, chocante, eu sei). MAS a gente chegou muito perto. E posso dizer que foi só por causa da surdez de alguns integrantes, a infelicidade de sermos de humanas e o fato de 1 hora ter apenas 60 minutos e não 68 ou 75 minutos que a gente não conseguiu resolver. A história desse jogo em particular é a seguinte:

“A história é que o grupo está no corredor da morte e a execução está marcada para dali uma hora. É o tempo que os participantes têm para encontrar a forma de sair da sala”

Escape1

Essa é a sinopse do Escape Room que jogamos. Mas logo vai ter outra sala, com outra narrativa. Se você tá a fim de se divertir como se estivesse jogando video-game mas com interação com pessoas ao vivo, desafiando seu cérebro e suas habilidades e tem um espírito com alguma competitividade então os Escape Rooms são para você.

Combination-Styles