O alvoroço da internet nos últimos dias tem sido o poster chinês para o aguardadíssimo Star Wars: o despertar da força. Mas o que chamou tanto a atenção dos fãs da franquia? A modificação em posição e tamanha dos personagens da série no pôster de divulgação. 

Star-Wars-O-Despertar-da-Força-Mapingua-Nerd-2

O fato é que o personagem Finn, vivido pelo ator John Boyega, foi reduzido em escala e está deslocado para baixo. O mesmo aconteceu com outros dois atores, não brancos, que foram cortados do pôster chinês. No caso, o porto-riquenho Oscar Isaac, ator que dá vida a Poe Dameron, e a mexicana-queniana Lupita Nyong’o, intérprete da alienígena Maz Kanata.

o-STAR-WARS-900

Pôster Mundial

Os comentários que surgiram (e que ainda estão aquecendo esse assunto na internet) são direcionados a questão da segregação que acontece na china com relação a cor da pele. Até o robô BB-8 teve mais destaque que Boyega no pôster chinês. Além disso, você reparou que Chewbacca nem chegou a aparecer no pôster chinês!?

o-STAR-WARS-CHINA-900

 Pôster Chinês

Neste ano, Boyega foi alvo de racismo por ser negro e protagonizar o filme. A hashtag #BoycottStarWarsVII agrupou pessoas pedindo boicote ao filme, e óbvio, virou chacota nas redes. O Despertar da Força é o sétimo episódio da franquia. Estreia no Brasil dia 17 de dezembro. Abaixo vocês conferem alguns dos comentários mais diretos sobre o assunto.

wrtuw

“O pôster chinês de Star Wars minimizou a proeminência de um personagem negro.”

 defgyie

O Finn de Star Wars (que é negro) e Chewbacca (que é wookie) se ferraram na China.