pelados-e-largados-lateral

Há uma série radical de sobrevivência que é a sensação do momento e tem dado muito a falar: Largados e Pelados (Naked and Afraid, no inglês) é uma série do Canal pago Discovery Channel no estilo reality show. A série “No Limite” da Rede Globo, para quem lembra, poderia até ser considerada um “parente distante”.

Largados-e-Pelados---Segunda-temporada

A premissa da série é a seguinte: Um homem e uma mulher especialistas em sobrevivência primitiva são largados num lugar ermo, inóspito, sem água, sem comida e sem roupas para tentarem sobreviver por 21 dias. Cada um pode levar consigo apenas um único utensílio (faca, panela, fósforo, cantil, ou outra coisa que desejar). Além disso, recebem também uma câmera, com a qual registrarão seus dias.

hqdefault
Uma equipe mínima de filmagem os acompanha sem intervir (apenas se houver alguma circunstância que comprometa a vida do casal, eles chamam um médico).

largados-e-pelados

A série está em sua quarta temporada e já passou por diversos países em todos os continentes do mundo, inclusive, no Brasil. O lugar escolhido para sobrevivência aqui foi a região dos lençóis maranhenses.

353813-largados-e-pelados

Em uma das edições especiais acerca dos bastidores da produção, uma das pessoas responsáveis afirmou o seguinte: Se a gente pensa na narrativa da criação, que está na Bíblia, afinal, Adão e Eva seriam especialistas em sobrevivência primitiva? Estavam eles preparados para viver no mundo? Como seria se você não tivesse praticamente nada à mão (em termos de recursos e tecnologia que dispomos hoje) para sobreviver inospitamente?

A série é fascinante pelos temas e pelas reflexões que ela provoca:

maxresdefault

1) Vergonha: Como lidar com a vergonha? Como se acostumar com o próprio corpo? E como despir-se de certas convenções sociais e se por em relação, “sem nada a esconder”? A série provoca uma ruptura com o modo de vida que essas pessoas possuem.

maxresdefault (1)

2) Sobrevivência: Na série, as pessoas passam o dia planejando como sobreviver. Pensam em coisas básicas como abrigo, comida, água. Cada dia é sempre um desafio. O ambiente pode ser ameaçador, mas, ao mesmo tempo, pode dar todas as condições de sobrevivência.

maxresdefault (2)

3) Relacionamento: Uma das grandes dificuldades que a série demonstra é conviver com uma das pessoas que você não conhece. Os participantes em geral possuem uma personalidade forte, o que põe uma relação que é construída naquele instante sempre à prova. A ironia que a maioria dos episódios revela, entretanto, é que as pessoas preferem uma companhia, por mais difícil que ela seja, do que ficar sozinho. O relacionamento é algo essencial.

Por fim, questões que Largados e Pelados nos levam a pensar:

176ad3

1) Relacionamento: A convivência com outro ser humano tem que funcionar para que a sobrevivência persista. Nessa dinâmica, as pessoas acabam percebendo seus defeitos e também suas potencialidades, mas sempre tentando entrar em equilíbrio com a outra pessoa.

maxresdefault (3)

2) Ruptura com as nossas zonas de conforto. As pessoas que participam do show acabam por fazer a ruptura com o consumismo, o conforto em si. E o significativo é que, ao final do episódio, as pessoas carregam a lição de como a vida é importante e valiosa e como nós perdemos tempo fazendo coisas fúteis, se perdendo em modismos e consumismos, esquecendo, por vezes, que o mais importante é a própria vida.

Enfim, quem quiser, pode conferir mais sobre o seriado no seguinte link:

http://www.brasil.discovery.uol.com.br/aventura/largados-e-pelados-2/

 

Por Iuri Andréas Reblin / Cult de Cultura

Acesse www.facebook.com/cultdecultura