20113340603171

“Hackear” ainda é uma expressão ligada fortemente a computadores, e é, mas não só a eles. A tecnologia quer facilitar o nosso cotidiano cada vez mais e, para isso, as vezes coloca nossa privacidade em risco. Por isso, essa lista traz 5 coisas comuns, umas até muito comuns, que podem ser hackeadas e, provavelmente, você não fazia ideia disso!

1.       Bombas de combustível

Sim, em qualquer posto de gasolina você pode hackear uma bomba e isso já serviu até pra pegar criminosos, sabia? Dá pra desabilitar uma delas ou mudar o valor (que ela mostra) restante de reserva por um ataque DDoS e o mais importante: pode até mudar o nome do combustível que ela fornece, causando uma dor de cabeça enorme se colocar o líquido errado no carro.

image

2.      Armas

Runa Sandvik e Michael Auger provaram que dá pra hackear o Tracking Point, rifle inteligente de mira automática, usando Wi-Fi. Na demonstração, o casal mostrou que pode mudar o alvo, fazer ele acertar outro – determinado pelos hackers – e também simplesmente nem disparar. Que loucura!

1438307879410

3.      Skates elétricos

Esses skates facilmente ficam sobrecarregados por causa da intensidade e quantidade de sinais nas ruas, causando muitos acidentes. Por isso, Richo Healey invadiu um desses skates (pela falta de criptografia Bluetooth entre o controle e o próprio skate) e conseguiu o controle total. Ele fez o skate parar, mudar de direção e dar ré, entre outras funções.

20114009904194

4.      Bombas de insulina

Alguns itens até são engraçados, mas esse pode se tornar bem perigoso. Bombas de insulina são dispositivos eletrônicos que liberam doses da substância no paciente e o médico programa o tempo de intervalo e a dose adequada sem precisar vê-lo. Jay Radcliffe, hacker e diabético, descobriu que, controlando remotamente os dados do dispositivo, é possível trocar qualquer informação e colocar a vida dos usuários em risco.

110826_Jay_Radcliffe_2

5.      Banheiros

Lembra que eu falei sobre privacidade? Pois é, nem o banheiro está livre de hackers, resta saber quem iria querer hackear um banheiro… Mesmo assim, a não ser que você tenha o banheiro super inteligente, seu troninho está a salvo (pelo menos por enquanto). Banheiros, ou qualquer outro cômodo, inteligentes geralmente são controlados pelo smartphone do dono e, se hackeado, pode fazer qualquer coisa com a pia, o sanitário e o que mais estiver lá dentro. Imagina a confusão!

20113740080186