Aprendendo com Friends-05
Cuidado! Sim, se você não viu Friends, talvez tenha spoiler para você.

A MORTE É REAL, E ALCANÇA A FICÇÃO DAS TELAS

O tema morte também é abordado na famosa sitcom Friends. A perda de alguém querido é tratada discretamente, mas é visitada. Em uma destas ocasiões, algo no mínimo estranho incrementa o dolorido momento de despedida.

É quando a avó de Ross e de Monica (irmãos no seriado) “entra em cena” em “inusitado(s) falecimento(s)”. O episódio, em questão, que faz parte da 1ª temporada, fala-nos das crises que envolvem a perda de uma pessoa querida: o anúncio de uma enfermidade; a espera nos corredores do hospital; a morte e, novamente, a morte. Sim, a avó de RossMonica é declarada falecida, por duas vezes. Assim, numa forma elegante e, diria, com um humor delicado (na opinião de quem vos escreve, aqui), as personagens da sitcom são confrontadas diante da realidade da morte.

REVIVER LEMBRANÇAS

Nos preparativos para o velório, uma cena de lembranças comove. Ross acessa um certo tipo de closet para encontrar vestido e calçados que serviriam de últimas vestes para sua avó. Embrenhado ali, num pequeno espaço, vasculhando nas coisas guardadas, se vê – repentinamente – diante de uma caixa que lhe chama a atenção e, na sequência, de uma chuva de pequenos envelopes cor de rosa (com açúcar ou adoçante, corrija quem souber?!); mas que – imediamente – trazem o sorriso do neto. Por quê? Lembranças, boas lembranças.

friends2

SOLIDARIEDADE

Algumas verdades estão impregnadas na humanidade: e a morte é uma destas. Para estes momentos, amizades são muito bem-vindas. Que a realidade da solidariedade, portanto, nos alcance com a presença de verdadeiras e verdadeiros Friends; nos momentos de luto, também.

Por P. Felipe T. Almeida / Cult de Cultura

Acesse www.facebook.com/cultdecultura

Coloquio