Que a cultura pop tem conquistado cada vez mais espaço no nosso dia a dia não há dúvidas. Da mesma forma tem acontecido com o universo nerd. Se antes o clichê em filmes pintava os nerds como os sujeitos espinhentos, tímidos, magrinhos e com fundo de garrafa nos olhos, que nunca pegavam a garota (mas a quem ela recorria quando precisava passar numa prova), hoje, ser nerd é cool; está na moda. É identidade de tribo. E, embora ser nerd nunca tenha sido, de fato, uma coisa exclusiva de “meninos”, já deixou de dar a entender que é “coisa de menino”. Tem muita garota nerd no pedaço!

AVGNfilme

No imaginário clichê do que é um nerd, há a associação ao estudo. Entretanto, curiosamente, os temas do universo nerd, ou melhor, da cultura pop, sempre tiveram dificuldade em se tornar foco de discussão nas universidades, na academia, sobretudo, por conta da falta de reconhecimento, por parte dos doutores da academia, da cultura nerd como objeto de pesquisa válido. Frequentemente, pesquisas sobre temas da cultura pop ainda são barrados por não serem considerados “sérios” ou “dignos de investigação”, embora este cenário tem mudado nos últimos cinco anos. É nessa direção que acontece este mês, em São Leopoldo, no dia 17 de outubro de 2015, o I Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial.

wallpaper-1045110

O objetivo deste encontro, acadêmico, é reunir pesquisadores e pesquisadoras da arte sequencial (quadrinhos, animações, seriados, filmes, games) e da cultura pop para trocarem experiências, compartilharem projetos de pesquisa e para delimitarem uma área de estudo (como se diz, para “marcar território”) e constituírem uma rede de colaboração. O encontro é organizado pela equipe do Cult de Cultura, que tem contribuído neste Blog, equipe que também se constitui num grupo interinstitucional de pesquisa interdisciplinar, ocupando-se com três eixos principais que se inter-relacionam: arte sequencial, mídias e cultura pop.

8133447_f1024

Então, se você é pesquisador ou pesquisadora (acadêmico ou acadêmica) que está desenvolvendo ou deseja desenvolver investigações sobre histórias em quadrinhos em especial ou sobre a arte sequencial em geral, aproveite para participar do encontro. Inscrições vão até o dia 13 de outubro (clique aqui para acessar a webpage). Não se trata de um megaevento pop, mas de uma reunião aberta do grupo para, justamente, montar uma rede de colaboração e solidificar uma área do saber. Participe!!!

No decorrer do mês, a equipe do Cult de Cultura, colaboradora do Infosfera, vai manter leitores e leitoras a par e preparar materiais (posts, vídeos) sobre o encontro! Prepare-se! Vem muita coisa por aí!

Iuri Andréas Reblin/Cult de Cultura

Acesse www.facebook.com/cultdecultura
Coloquio