O americano Jeff Keacher ganhou seu primeiro computador pessoal em 1988, um Macintosh Plus, da Apple. Ele cresceu, se formou em engenharia da computação e um dia que ele estava sem nada para fazer, resolveu tentar usar esse computador de novo ligando a rede de internet atual e deu certo. Isso tudo depois do computador ficar 30 anos sem ser usado!

20150924112654_660_420

Com configurações muito sofisticadas na época, o Macintosh Plus foi lançado em 1986 e 4 anos depois sua fabricação foi cancelada. Ele tinha um processador de 8MHz, 4MB de RAM, 50MB de armazenamento e uma tela 512 x 342 pixels, obviamente em preto e branco.

Hoje as coisas estão muito além disso, a tecnologia evoluiu rapidamente e, junto com ela, a internet. Mesmo conseguindo ligar o PC pré-histórico a internet atual, Jeff teve dificuldades, principalmente com o hardware da máquina.

“O estresse da corrente elétrica após anos sem uso foi demais para o filtro capacitivo na fonte de energia do HD”, explicou Jeff depois de contar que o HD externo tinha queimado assim que ligou o computador.

mac-plus-and-laserwriter

Depois disso, vieram mais problemas, ele teve que fazer diversas pesquisas e adaptações para as peças do PC como o próprio HD externo e um navegador compatível. Além disso, ele teve de desenvolver a partir de zero um proxy para as páginas serem abertas normalmente e teve que achar um Raspberry Pi (esse da foto aqui embaixo) para processar o que fosse mais pesado. Fora as adaptações para conectar com a internet porque WiFi não existia na época e nem entrada para os cabos de rede, então a gente pode imaginar o trabalho.

“E isso, meus amigos, foi suficiente para navegar na web. Surpreendentemente, pareceu até decente, quase como em um navegador mobile”, afirmou o engenheiro.

resized-1895

O carregamento ficou lento demais, o Macintosh Plus demora aproximadamente 6 minutos para abrir uma página da web, mas ele conseguiu o que ele queria: navegar num PC antigasso!

“Dados carregados, páginas renderizadas e links clicáveis. Até formulários funcionaram”, disse ele. “O objetivo era simplesmente introduzir o Mac à web. O encontro teve sucesso”.

Veja o vídeo de Keacher navegando na web com o Macintosh Plus de 27 anos de idade: