A Alemanha tem dessas coisas, surpresas em todo o canto. Continuando o nosso roteiro nerd pela cidade mais cosmopolita do país, nos deparamos com um tipo diferente do museu.

image

O Museu do Videogame, ou Computerspiele Museum no original, fica em meio a uma região universitária de Berlim, justamente no país que passa por franca expansão no mercado de desenvolvimento de games.

Mas vamos ao que interessa: Logo na entrada o visitante se depara com uma casa toda tematizada, transformada para abrigar uma exposição de tamanha importância. Logo ao lado da bilheteria, como já era de se esperar, fica uma loja de artigos exclusivos que fariam qualquer nerd deixar o salário por lá!

image

A primeira sala é chamada de fórum, onde se pode jogar consoles de várias gerações e até mesmo um “mod” do jogo pong, adaptado para 5 pessoas, chamado Penta-Pong!

Os consoles e os jogos mudam de tempo em tempo. Estavam disponíveis um Nintendo 64 com Wave Race, um Gamecube com Super Mario Party é um Dreamcast com um jogo de pescaria.

image

image

O museu é bem completo e pode se perceber que os alemães fizeram um ótimo trabalho de pesquisa, contemplando desde as primeirasmanifestações de uma estrutura de jogo organizado, na Grécia Antiga, passando pelos jogos-livro e até jogos por correspondência!

image

Estão diponiveis por toda a parte, vídeos interativos com fones, e explicações em alemão e inglês, pra ninguém ficar de fora.

image

Para onde quer que você olhe, fica babando com a quantidade de raridades, clássicos e consoles que você nem sabia que existiam. É tudo muito curioso e didático, e vai ficando cada vez melhor. É tanta coisa que não cabe em um só post.

image

Na segunda parte, os games que dominaram o mundo a partir da década de 1970. Fica ligado!