quadrinhos cosmic infosfera

Os serviços de conteúdo por assinatura tiraram muitos mercados da crise, vide o que o Spotify fez pelo mundo da música e o Netflix pelos filmes, séries e documentários, mas agora é a vez de dois brasileiros tirarem outra indústria do buraco: os quadrinhos.

Ao menos essa é a ideia do Cosmic, serviço de histórias em quadrinhos por streaming criado pelos cearenses George Pedrosa e Ramon Cavalcante, ambos com vasta experiência no mercado editorial. Para usá-lo, basta baixar o aplicativo gratuito para Windows ou MacOS e aproveitar o período de testes abertos.

O objetivo da dupla é lançar o serviço em novembro e, a partir daí, utilizar o Cosmic vai exigir pagamento de uma mensalidade de R$ 15,90, que dá direito ao acesso do acervo completo em qualquer plataforma, seja PC, tablet ou celular.

O valor é mais atrativo para os fãs de quadrinhos – praticamente o preço de capa de uma publicação periódica na banca – pois corta os custos de impressão e distribuição, responsáveis por grande parte da fatia do valor de uma história em quadrinho em mídia física.

Assim, esse sistema de streaming também pode fortalecer o mercado brasileiro, por facilitar o acesso dos artistas e produtores ao público intermediado pelo Cosmic. Curiosamente, a dupla contou ao Estadão que as editoras estrangeiras foram mais receptivas que as nacionais, que exigiram dos empreendedores reuniões “ao vivo, cara a cara” para explicar o projeto.

Quem é fã de quadrinhos tem motivos de sobra para torcer pela iniciativa. A julgar pela foto postada no Instagram oficial do Cosmic (abaixo), títulos de peso como Star Wars e Hellblazer, do Constantine, já estão disponíveis no serviço.

curioso(a) para testar o nosso leitor gratuito?

Uma foto publicada por Cosmic (@intocosmic) em

Nós já estamos baixando o beta e depois contamos nossas impressões pra vocês!