teclado mouse ps4 infosfera_destaque

Com consoles cada vez mais próximos dos PCs, o caminho natural é evoluir para o uso de teclado e mouse na operação e partidas. E enquanto a Microsoft vinha com a farinha, a Sony parece já ter o bolo pronto: o lançamento do kit Tactical Assault Commander (t.a.c. vai permitir usar os dois periféricos característicos dos computadores no PlayStation 4 e também no PS3.

Claro, há muitos “poréns”: os acessórios chegam no fim do ano apenas no Japão, por enquanto, e não contam com suporte da Sony, já que o kit é produto da Hori, famosa pelos controles estilo arcade para jogos de luta.

Além disso, o t.a.c. é composto por um mouse gamer óptico e um mini-teclado com os botões do Dual Shock 4 convencional adaptados para o formato de teclas. A combinação pode ser muito útil para os fãs de jogos de tiro e estratégia, mas não permite outros usos, como escrever mensagens para os amigos ou durante uma partida online. Fora isso, ele custa a bagatela de 14.904 ienes (cerca de 400 reais!).

teclado mouse ps4 infosfera_tactical assault commander

Apesar de ainda não ter o mesmo acessório, o XBox One conta com o desejo da Microsoft em permitir a combinação mouse+teclado para jogar os títulos do console. Ao menos é o que declarou Phil Spencer em seu Twitter, ao ser perguntado sobre a possibilidade de jogos do Windows 10 rodarem na caixa via streaming: “sim, suporte a teclado e mouse para XBox teriam de estar lá para isto dar certo, o que não está muito longe de acontecer”.

Enquanto isso, a Sony não se pronunciou oficialmente sobre essa possibilidade no PS4. Vale lembrar que estamos falando de jogar no mouse e teclado sem modificações ou necessidade de hack, ainda que existam tutoriais ensinando como fazer isso tanto no console da Sony quanto no da Microsoft usando os acessórios do seu PC mesmo!