mafia 3 mafia game o que esperar infosfera

Com essa breve imagem, a Take Two confirmou a produção de Mafia 3 (ou III), que será mostrado em trailer ao mundo na Gamescom, a ser realizada na Alemanha entre os dias 5 e 9 de agosto. A imagem postada na fan page oficial não diz muita coisa, mas é bem provável que o novo game da série não seja lançado em 2015, já que a franquia é marcada por atrasos.

Pelo material e o caminhar dos enredos anteriores, é possível imaginar que Mafia 3 se passará nas décadas de 60 e 70, ainda seguindo a passagem de tempo comum ao filme Os Bons Companheiros, que claramente inspira a série. Também é possível ver que há uma mulher no grupo, o que seria uma novidade numa série em que elas até então eram apenas coadjuvantes.

mafia 3 mafia 2 donzela em apuros mulheres coadjuvantes infosfera

Em um comunicado à imprensa, a Take Two antecipou: “Mafia 3 é o próximo lançamento da popular série conhecida por imergir jogadores no mundo do crime organizado através de um enredo rico e um mundo de jogo detalhadamente trabalhado, incluindo carros, música e costumes apurados de época”. Assim, o provável lançamento para PlayStation 4, Xbox One e PC garante que, ao menos, o universo será grandioso, magnífico, detalhado e imersivo.

Já está confirmada a ausência de Daniel Vávra, principal nome dos dois primeiros games, que deixou a empresa quando a Ilusion Softworks (que lançou Mafia: The City of Lost Heaven) sofreu readequações e se tornou 2K Czech (responsável pelo Mafia 2).

Não foi divulgado o time encarregado por Mafia 3, mas é provável uma coprodução entre os sobreviventes do 2K Czech e de parte da talentosa equipe de funcionários da República Tcheca remanejada para a Califórnia, nos estúdios da Hangar 13, que é subsidiária da 2K Games e dirigida pelo diretor Haden Blackman, responsável pelos games da franquia Star Wars na finada LucasArts.

[CUIDADO: SPOILERS] Como o protagonista de Mafia 2, Vito Scaletta, permaneceu na Cosa Nostra no fim do game, é provável que o próximo jogo dê continuidade à sua saga. Sua presença pode ser atestada por recentes tuítes de seu dublador, Rick Pasqualone, que falam sobre Mafia 3.

Apesar de ser menos marcante que o primeiro protagonista, Tommy Angelo, morto por vingança após botar seus antigos chefes mafiosos na cadeia, Scaletta pode retornar com funções mais importantes, maiores problemas para enfrentar e, por consequência, um personagem mais interessante.

Após Grand Theft Auto V, jogos de mundo aberto como o Mafia terão de ralar para trazer novas propostas atraentes aos jogadores, o que vai muito além da história densa e detalhista da série. Uma ideia interessante presente nas séries Godfather, Scarface: The World is Yours e True Crimes é o sistema de gerenciamento de territórios e cobrança de propinas dos estabelecimentos. Assim, o esquema de pegar o carro, recrutar soldados e explorar a cidade se torna recompensador, pois é necessário para a evolução do jogo. Um Vito Scaletta promovido, neste caso, cairia como uma luva, ainda que isso seja só uma viagem deste redator que vos fala.

mafia 3 godfather 2 o que esperar infosfera

Sobre a locação, especula-se que Mafia 3 possa ser baseado em Louisiana, estado ao sul dos EUA famoso pelo blues de Nova Orleans e por abrigar uma dos ramos mafiosos mais poderosos dos EUA no século XX, famosos pelas conexões com os poderosos Joe Bonanno e Sam Giancana e pelo envolvimento na morte do presidente John F. Kennedy.

A especulação surgiu após a Take Two divulgar vagas para a atuação (dublagem, captura de movimentos, aparência e facial) de três personagens nascidos em Louisiana, sendo dois deles ítalo-americanos e um miscigenado, órfão de ascendência africana e europeia. Quem sabe eles não trabalharão para Scaletta?

mafia 3 new orleans louisiana o que esperar infosfera

Essas possibilidades históricas e de enredo, aliadas à altíssima capacidade de construção de universos detalhistas, verossímeis e imersivos presente na geração atual de consoles, podem fazer de Mafia 3 o maior game sobre organizações criminosas da história dos jogos.

GTA V trouxe um mapa com cerca de 50 quilômetros quadrados, enquanto a Empire Bay de Mafia 2 contava com apenas 16, pecando inclusive por ter pouquíssimas áreas rurais, diferente até mesmo do primeiro game da série. Mafia: The City of Lost Heaven foi pioneiro em incluir ambientes interioranos e rodovias nos jogos de mundo aberto, ainda que Lost Heaven tivesse apenas 6 quilômetros de mapa. É provável que a 2K se inspire na grandeza do game da Rockstar para desenvolver a locação de Mafia 3. É o mínimo esperado, aliás, ainda que as propostas de ambos os jogos sejam diferentes.

Várias dessas respostas nós só teremos no lançamento do trailer oficial do jogo, que também estará disponível aqui.

Mas e vocês, quais seus palpites para este novo game?