No fim da sexta-feira passada vazou uma troca de e-mails entre Sony e Marvel. Noticiamos aqui, e as informações eram que nas obrigações de como retratar o personagem Peter Parker e o personagem Homem-Aranha no cinema ele deveria ser sempre:

– caucasiano (branco)

– hétero (não gay)

– não podia beber ou usar drogas

– não podia ter relações sexuais com menores de idade

A internet respondeu com uma certa repugnância, afinal todas estas restrições faziam a Marvel soar extremamente rígida na melhor das hipóteses, e talvez um pouco preconceituosa na pior delas.

Mas agora a Marvel deixou escapar a informação de que, após os eventos do mega cross-over Secret Wars, o Homem-Aranha será Miles Morales.

miles-morales

Miles Morales já é o Homem-Aranha no Universo Ultimate desde 2011, assumindo a identidade do aracnídeo após a morte de Peter Parker naquele universo. Os rumores, pistas e confirmações da Marvel até o momento davam a entender que a Marvel pós-Secret Wars seria radicalmente mudada, e que uma All-New Marvel ressurgiria com novos títulos e publicações. E aparentemente novos heróis.

E Miles Morales é negro. (Na verdade ele tem etnia mista, já que é negro E latino, o que só torna a notícia ainda mais interessante).

Em depoimento jornal ao New York Daily News Brian Michael Bendis (não só o criador de Miles Morales e atual escritor de Ultimate Spider-Man mas também um dos “cabeças” de criação da Marvel em geral) declarou:

“Our message has to be it’s not Spider-Man with an asterisk, it’s the real Spider-Man for kids of color, for adults of color and everybody else,” says Bendis of the series which is drawn by artist Sarah Pichelli.

Ou seja, “não é Homem-Aranha com um asterisco, é o Homem-Aranha real, para crianças de cor, para adultos de cor, e para todo mundo”. O novo título previsto do Homem-Aranha se chamará apenas “Spiderman”. Sem Ultimate. Sem Amazing. Sem Spetacular. Sem nenhum adjetivo.

article-marvel-0621

Não se sabe como isso afetará o personagem Peter Parker, que no Universo “Normal” da Marvel não só não morreu como ainda é (era) o Homem-Aranha titular. O pôster propaganda da “Nova Marvel” traz os 2 Homem-Aranha na imagem, o que é um indicativo que devem coexistir de alguma fora.

3046933-slide-i-5-marvel-new-heroes

De qualquer modo, parece que aquela troca de e-mails entre Marvel e Sony ficou incrivelmente ultrapassada. Será que veremos Miles Morales nos filmes do Universo Marvel? Há rumores de que a primeira aparição do Homem-Aranha no Universo Cinemático Marvel será no longa do Homem-Formiga, que estreia dia 17/7. Teremos que aguardar até lá.

avatarpodcast_infosfera