Fui ver Mad Max: Fury Road em iMax logo que estreou e saí totalmente hipnotizado. Que filme. Que obra. Que execução sensacional de um filme de ação. Tem até post no Infosfera sobre isso.

Mas daí, ao longo das horas eu pensei em uma nuance: Mad Max:Fury Road é um filme extremamente feminista.

Max é um coadjuvante. A personagem principal é Imperator Furiosa. Fato.

rawImage

A partir daqui é possível que eu só escreva SPOILERS. Você foi avisado.

——

Imperator Furiosa é talvez a personagem feminina mais foda da história. Junto com Ellen Ripley (Alien) e Sarah Connor (O Exterminador do Futuro) ela é a mulher com um plano, destemida, preparada, forte e (desculpa) furiosa.

Num mundo pós-apocalíptico de rapazes deformados que idolatram motores cromados, máquinas V8 e a morte gloriosa no Valhalla (típica coisa de homem) Furiosa é a mulher que decide sair do ambiente destrutivo e escravista em que se encontra, de quebra levando consigo um bando de mulheres “parideiras” que são utilizadas como escravas brancas por um déspota maluco, pilotando um caminhão/tanque-de-guerra através do deserto.

Além disso ela salva o “herói” Max, se reencontra com sua antiga tribo matriarcal de nômades em motocicletas, as Vuvalinins (sério, maior nome), e resolve que após não ter mais para onde ir o melhor é voltar e destronar os déspotas.

E tudo isso com um braço só.

madmax_07-999x701

Furiosa lidera o comboio misto de mulheres grávidas, homens perturbados e velhinhas perigosas. Ela não dorme em nenhum momento do filme. Ela é a melhor atiradora da dupla Furiosa-Max, e por isso mesmo com um braço só é melhor ela disparar o rifle de ultra-distância usando o ombro dele como apoio. E é ela que vai para a batalha com o chefão final. Não ele. Ela.

Mad-Max-Fury-Road-Final-Trailer-Meet-Imperator-Furiosa-Video-479670-2

“Sem mais perguntas, merítissimo”

O tumblr Mad Max Feninista está cheio de cards memoráveis sobre o assunto.

Já existem mulheres fazendo cosplay de Furiosa.

E esse mash-up de The Unbreakable Kimmy Schmidt (outro exemplo de “mulheres no poder”) com Imperator Furiosa e as parideiras é lindo demais:

“Because women are strong as hell”

MAD-MAX-FURY-ROAD-j

 

(Essa última imagem só entrou no post em homenagem ao Luciano Potter)

avatarpodcast_infosfera