lat-nerdkent_j8ub6qnc

Hoje, 25 de maio, é o Dia do Orgulho Nerd. Algumas pessoas preferem chamar de Dia do Orgulho Geek, embora eu, particularmente, não goste do termo. Geek me parece coisa de nerd enrustido.

Em anos anteriores aqui no blog, já fizemos chamados convocando os nerds do mundo para assumirem sua nerdice. Também fizemos aqueles textos “padrão”, explicando o porquê da data – toda aquela coisa de Dia da Toalha e lançamento do Star Wars (releia aqui, assim me economiza o trabalho de contar tudo de novo).

Claro que em um blog de “cultura nerd“, um post sobre esse dia é obrigatório (ou apareceriam os haters reclamando que um blog nerd nem deu bola para o dia nerd e blábláblá). Todavia, fato é que, pessoalmente, sou um pouco crítico quanto a um “dia do orgulho nerd”.

Gift-of-Flight-superman-the-movie-20409366-1300-860

Não que eu seja contra a atual “modinha” de ser nerd. Afinal, quando mais nerds, mais produtos, mais filmes, mais séries e mais baratos os bonecos. Mas cada vez mais, a comemoração de “orgulho nerd” me remete a “Dia dos Namorados”, “Dia das Mães”, “Dia das Crianças”, aquelas datas que o comércio inventa para te tirar algum dinheiro vendendo alguma coisa – isso não significa que você não possa ser esperto e aproveitar alguma promoção realmente boa que encontre (e me avise, por favor).

Naquele clima de “frase pronta que todos dizem em datas comemorativas”, concluo: quem é nerd, não precisa de um dia especial. Quem é nerd é nerd todo dia.

avatarpodcast_infosfera