image

Em pleno Dia do Orgulho Nerd, comemorado hoje, 25 de maio, os nerds gaúchos e catarinenses têm motivos para realmente se orgulharem. Em levantamento do Amazon as cidades de Florianópolis (SC), Santa Maria e Porto Alegre (RS) aparecem nas primeiras posições do ranking, baseado nas vendas de livros, quadrinhos e produtos associados à cultura nerd.

A lista leva em consideração a proporção da comercialização dos produtos pelo número de habitantes de cada cidade, o que colocou municípios com populações menores à frente no ranking, casos das cinco primeiras: Rio Claro (SP), Caruaru (PE), Florianópolis, Santa Maria e Niterói (RJ). Enquanto as três maiores cidades brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG), aparecem respectivamente em 15º, 18º e 14º, ainda que obviamente tenham maior volume total de vendas.

E se na listagem geral – confira a lista completa abaixo – o estado paulista conta com presença massiva, com sete municípios, quando o rankeamento é específico, Novo Hamburgo (RS) se destaca como a cidade com mais envios de livros da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, e Bagé, na fronteira com o Uruguai, lidera os envios de histórias em quadrinhos, mangás e graphic novels (quadrinhos mais conceituais e elaborados).

Cidades mais nerds do brasil amazon infosfera

Falando na série O Guia do Mochileiro das Galáxias, vale lembrar que um dos motivos de hoje ser o Dia do Orgulho Nerd foi a homenagem organizada pelos fãs dos livros para o autor Douglas Adams, duas semanas após sua morte, em 2001. Para os mochileiros, o 25 de maio é conhecido como o Dia da Toalha, pois é quando os fãs se adornam com uma toalha, tida na saga como item crucial de sobrevivência para os viajantes.

Foi também num 25 de maio o lançamento do primeiro Star Wars (quarto filme da cronologia da série), que conquistou o mundo em 1977 com seu vasto universo e fãs fiéis até hoje!

avatarpodcast_infosfera