1369816

No último dia 09, o Airbus A400M – avião militar de transporte tático – caiu nos arredores de Sevilha, na Espanha, após uma tentativa de pouso fracassada durante seu primeiro voo. Os quatro tripulantes a bordo morreram no acidente.

Mas o que isso tem a ver com o Infosfera? Simples: o motivo da queda!

Investigações conduzidas por autoridades europeias e divulgadas pela BBC indicam anomalias nos logs de dados – o registro de eventos num sistema computacional – que poderão ser relevantes ao acidente, em especial nas Unidades Eletrônicas de Controle (ECU, em inglês) dos aviões.

_83112587_082d62cf-47e6-48ed-9054-67b20b2eb29e

Mas o que essas unidades fazem? Simples, elas recebem os controles dos pilotos e trabalham para executá-las da maneira mais eficaz possível, articulando uma série de mecanismos presentes na aeronave. Em outras palavras, é um sistema operacional instalado no controle do avião, que em tese tornaria as ações dos pilotos mais eficazes, utilizando os recursos certos para tal.

Após uma série de checagens nos registros de manutenção da aeronave e os logs das ECU, tudo indica que o problema ocorreu no software – mais precisamente no modo como foi instalado – , eximindo o piloto do avião da responsabilidade pela queda.

Ao que parece, o uso de softwares e sistemas de computador nas aeronaves ainda precisa ser aperfeiçoada, como pudemos notar nesse caso e no caso do Hacker que invadiu o sistema de controle de vários aviões nos últimos anos, sendo capaz até de controlá-los.