A cada lançamento de gadget ou atualização de software, surgem inúmeras análises e comparações.  Não seria diferente no mundo dos smartwatchs (relógios inteligentes), onde as principais fabricantes de dispositivos móveis do mundo, Google e Apple, também disputam território.

A seguir, uma lista de 5 funções que você só encontra (pelo menos por enquanto) no Android Wear (versão 5.1.1), sistema operacional da Google para smartwatchs, e não acha no Apple Watch.

1. Você pode personalizar a tela do seu relógio utilizando os temas existentes ou desenvolver um tema

Personalizar os temas do relógio

A Google permite que qualquer desenvolvedor projete e venda telas de relógio com aparência personalizada. Já o Apple Watch só traz 11 opções, embora elas possam ser personalizadas com widgets.

2. Reduzir a luz de apps em espera

Diversos dispositivos Android contam com a função “always-on”, que diminui a luz do display, mas ainda mostra a hora. A nova versão do Android Wear utiliza a ferramenta em outros apps para reduzir o consumo de bateria quando o usuário não estiver olhando para eles.

3. O Android Wear funciona em qualquer rede Wi-Fi

Funciona em qualquer rede wi fi

Você pode ver a hora mesmo se o seu smartphone não estive por perto, porém, é preciso estar conectado a uma rede Wi-Fi. O Apple Watch até funciona caso o Wi-Fi esteja longe, mas é preciso que ambos estejam conectados à mesma rede.

4. É possível desenhar emojis

Ao desenhar na tela, o relógio converte seu desenho no emoji correspondente.

5. Controlar o relógio por gestos

Controlar o relógio por gestos

O Android Wear 5.1.1 permite navegar pelo relógio apenas com gestos de pulso.