TerraVocês se lembram do quanto ouvíamos e líamos na escola sobre os problemas criados pelo homem na camada de ozônio, o nosso protetor natural dos raios ultra-violetas do sol? Pois parece que esse é um problema que não teremos mais que nos preocupar.

Segundo a Dra. Susan Strahan, cientista sênior da National Aeronautics and Space Administration, mais conhecida como NASA, o buraco na camada será menor que 12 milhões de milhas quadradas – o equivalente a mais de 19 milhões de quilômetros quadrados – no ano de 2040. Embora pareça uma área gigantesca – e de fato é -, um buraco desse tamanho deixa de ser uma preocupação em relação à radiação emitida pelo sol.

A principal causa para o surgimento dos buracos na camada é a ação de agentes químicos, em especial os clorofluorcarbonos (CFC), encontrados principalmente em desodorantes aerossóis, no ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes. Graças ao Protocolo de Montreal, assinado em 1987, o uso dos componentes químicos que causam dano à camada foram consistentemente reduzidos, contribuindo para o encolhimento do buraco.

Em meio a tantas notícias ruins sobre o planeta, ao menos temos uma boa!