Com a chegada do AnimeXtreme RS na FIERGS dias 8,9 e 10 de maio, teremos muitas pessoas vestidas conforme personagens de animes, manga ou até mesmo hentai e isso o NGG vai fazer a cobertura completa com fotos nas redes sociais, vídeos no Youtube, materias aqui mesmo no Infosfera e claro que na segunda vamos abordar muito esse assunto no Infosfera Podcast.

Sabemos que muitas pessoas não entendem os significados das palavras dos Otakus, mas gostam muito do conteúdo distribuído por esse grupo que no fim é um Nerd Japonês.

Com isso o NGG/Infosfera está colocando para todos uma lista com as palavras Otakus mais utilizadas e seus significados.

Espero todos na segunda sabendo algumas coisas desse mudo diferente e que nós gostamos muito!

-Anime/ animê – significa “desenho animado”, são animação japonesas. O termo possui conotação diferente para ocidentais e japoneses, para os primeiros se refere as obras oriundas do Japão, para os japoneses são quaisquer animações. Existem duas origens possíveis para o nome uma inglesa (animation) ou francesa (animeé). Possuem conteúdo variado, podendo ter o gênero de romance, terror, comedia, ficção cientifica etc.

-Bara/ wasei-eigo “mens’ love” (ML)  – Significa literalmente “rosa”, usado para designa gênero de arte mídia voltada para relações homoafetivas do sexo masculino. Criado para o publico de homens gays. Diferente das histórias yaoi.
-Dorama – Termo genérico para a serie de televisão oriental, pode ser J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) e os live actions.
-Ecchi – traduzindo seria “obsceno”, são animes/mangas/jogos voltadas para o erotismo, sensualidade. Sendo um termo japonês que se refere a relações sexuais. A maioria dos desenhos ecchi tem uma pitada de comedia.
-Futanari – palavra que significa “duas formas” em japonês. outros termos comuns usados para descrever personagens futanari são “dickgirls” ou “shemeles”, mas esses são considerados vulgares. Trata-se de personagens hermafroditas ou intersexuais.
-Gekiga -“Figuras dramáticas” é o termo em japonẽs para definir um tipo mais adulto de manga, com foco nas pessoas amadurecidas, retratando tando temas reais quanto ficcionais.
-Guro  – termo japonês para mídia que trata de conteúdo sexual anormal, grotesco, violento.
-Hentai – Palavra japonesa que no ocidente designa gênero de animação, HQ, jogos com conotação sexual (explicita), pornografia. No oriente tem significado de perversão sexual.
-Josei – “Mulher” em japonês, denominação dada para anime/ manga que tem como publico alvo mulheres adultas. Seria uma especie de amadurecimento do shoujo. São historias com foco na vida adulta feminina, mostrado de forma mais realista, os traços dos desenhos são mais sóbrios, não há restrição sobre as historias podendo existir até sexo.
-Kemono – são artes onde a personagens é antropomórficos, os personagens são chamados de “jujin”, isto é, metade humano e metade animal.
-Kodomo – especie de anime ou manga voltado para o público infantil. As revistas possuem atividades para colorir, labirinto etc. Não tem conteúdo complexo, ou muita violência. Kodomomuke manga é o manga infantil e os animes podem também serem designados como kodomomuke anime.
-Live action – é um termo que se refere a trabalhos na televisão, cinema e teatro realizado por atores reais em adaptação de obras de animes, mangas e jogos. É adaptação de mangas/animes/ jogos para a “vida real”.
-Mangá/ manga – “História(s) em quadrinho(s)”, é um termo para designar HQ (historias em quadrinhos/ gibis) feitas em estilos japonês. No Japão designa qualquer historia em quadrinho. Tem sua origem no Teatro das Sombras. Tem como uma de suas caracteristicas os olhos grandes e expressivos dos personagens.
-Mangaká –  É cartunista que desenha manga, palavra japonesa para um artista de quadrinhos ou banda desenhada. Alguns artistas podem estudar em uma escola de mangá, faculdade, ou assumir um aprendizado com um outro mangaká, antes de entrar no mundo dos mangás como um artista profissional. No entanto, existem alguns que só começam seus projetos, sem ser um assistente, aplicando aos concursos que as revistas executam.
-Mecha/ Meka – Robô gigante, fazem parte de mangas ou animes com de ficção cientifica. Também pode ser chamado a mídia onde o principal personagem é o piloto do robô. O publico alvo são jovens e adultos do sexo masculino, mas também possuem admiradoras.
-Otaku –  é um termo usado no Japão e outros países para designar um fã por um determinado assunto, que na maioria das vezes são fã de animes e mangás. No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a ser chamados assim.
-Otome – Serve para especificar o genero feminino de otaku (serve tanto para mulher como homem), entre 1998 a 2009 o termo começou a se popularizar. Em japonês literal significa, donzela, virgem, senhorita.
Shonen – Significa literalmente “garoto”, são historias (anime ou manga) direcionadas para o público masculino jovem (adolescentes).  Tem como características marcantes os enredos humorísticos com ação, superação de desafios e camaradagem entre amigos.

-Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei“, traduzida como “filme de efeitos especiais“. Antes, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica,modelismo, entre outras.

Então é isso pessoal e nos acompanhe no AmeXtreme!

Acompanhe o canal do Nova Geração Games no YouTube e nas redes sociais!

YouTube: Nova Geração Games

Twitter: @novaggames

Facebook: NGG

(Por César Oliveira)