O Google lançou recentemente o App Runtime for Chrome (ARC), um projeto que permitirá aos usuários rodarem aplicativos do Android nos computadores, utilizando o Google Chrome. O recurso já existia antes e estava disponível principalmente a desenvolvedores de aplicativos, mas agora, com o ARC Welder, os usuários finais poderão ter a experiência de utilizar seus aplicativos no Windows, Mac, Linux e Chrome OS.

Funciona assim: o ARC Welder converte o aplicativo do Android, utilizando-se apenas do arquivo APK. Porém, o recurso é compatível somente com o Android KitKat, não disponível ainda para o Lollipop, versão mais recente do sistema da Google. A princípio, o recurso é mais destinado aos desenvolvedores de aplicativos do que para o público em geral. Porém, isso ampliará o leque de oportunidades para que, ao criar um aplicativo, ele já tenha uma interface e utilidades voltadas aos computadores, facilitando a aplicação de conteúdo do Android para os PC’s.

google-arc-welder-twitter-on-mac

Se você quiser experimentar o recurso, instale o ARC Welder em seu Google Chrome e tenha o arquivo APK (o instalador dos aplicativos) em seu computador. Abra o ARC Welder, anexe o arquivo APK na ferramenta e termine as configurações — como, por exemplo, se você quer que o app seja exibido na vertical ou no modo paisagem. Clique em Launch App para simular a execução e procurar por eventuais bugs.

Novas funcionalidades e modos de aplicação dessa integração agora serão exploradas pelos desenvolvedores para o público, que em breve poderá se beneficiar melhor desse recurso. Por enquanto, não faz muito sentido simular o aplicativo do Twitter no computador (como na imagem acima) se podemos simplesmente abri-lo pelo navegador.