fotonoticia_20140821105347_800

Era o ano de 1998. A Warner Bros. designou o roteirista Kevin Smith para escrever um novo texto para o filme Superman Lives, que seria dirigido por Tim Burton – que à época já era diretor consagrado por títulos como Bettlejuice (1988), Edward Mãos de Tesoura (1990)  e dois filmes de herói muito bem avaliados: Batman (1989) e Batman Returns (1992). Para estrelar o herói de Krypton, ninguém menos que Nicolas Cage, que contaria com a companhia de atores como Chris Rock (Todo mundo odeia o Chris), Courteney Cox (a Monica de Friends) Michael Keaton, que havia estrelado os dois filmes do Batman e poderia reviver o personagem muito antes do conceito de vários heróis num mesmo filme entrar na moda.

A promessa de filme histórico, para o bem ou para o mal, foi encerrada antes mesmo das filmagens começarem. E para contar a história desse projeto que não aconteceu, o diretor/produtor Jon Schnepp  lançou uma campanha na internet que arrecadou mais de 115 mil dólares para produzir o documentário “The death of ‘Superman Lives’: What Happened?” (A morte de ‘Superman Lives’: O que aconteceu?) e explicar essa história. No documentário serão vistas entrevistas com os produtores, roteiristas e designers por trás da pré-produção do filme, além do relato do próprio Tim Burton, que parece ter ficado bastante decepcionado por não levar o projeto adiante.

nicolas-cage-as-supermanjpg-e943a1_1280w

O trailer do documentário (em inglês e sem legendas) poderá ser visto abaixo.

A indústria cinematográfica deixou de ver o que poderia ser o filme de super-herói mais bizarro e surreal já feito, mas o documentário por trás dessa história será lançado em poucos cinemas nos Estados Unidos já no dia 1º de Maio e será lançado em DVD no dia 19 de junho. E eu já anotei na agenda para conferir essa pérola!