Mortal Kombat X_analise_infosfera_capa

Com versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One, Mortal Kombat X é indispensável na biblioteca de qualquer gamer, pois mesmo quem não é fã de lutas pode receber os amigos em casa e se divertir muito com o jogo.

Um dia antes do lançamento mundial, o Infosfera publicou a análise completa desse jogaço, feita por Gabriel Bilhar, do canal WildKoffing, baseada na versão PC, mas tivemos a oportunidade de testar o título também para PS4 e Xbox One e preparar um review triplo, para mostrar as diferenças em cada versão e a visão de cada colaborador sobre o jogo.

A versão para PC leva vantagem por oferecer o melhor visual possível e o sistema mais robusto para partidas online, mas os donos de console não ficarão decepcionados!

Ainda existem alguns problemas a serem corrigidos, mas conforme anúncio de atualizações do criador da série, Ed Boon, esses erros serão resolvidos em breve para dar ao jogador a qualidade esperada.

Nota geral: 9

Estreia da nova geração nos games de luta

Mortal Kombat X_20150417232343

Mortal Kombat X chegou arrebatando corações e já é um dos lançamentos do ano! O novo capítulo de uma das mais bem-sucedidas séries dos games traz um game de luta coeso, carregado da atmosfera dos velhos tempos, que vai te fazer querer chamar os amigos para tomar umas cervejas e passar a madrugada em torneios intermináveis. Dá para dizer que essa é a estreia dos jogos de luta na nova geração de consoles, tamanha a expressividade do novo MK.

Só que, diferente do último jogo, lançado em 2011, MKX não rebobina a história. [Atenção, spoiler] Tudo começa 20 anos após a morte do eterno chefão Shao Khan em MK9, quando assume a condição vilanesca o poderoso deus ancião Shinnok, visto pela primeira vez no Mortal Kombat: Sub-Zero Mythologies (lançado em 1997). A nova aposta certeira da série está em sua apresentação visual impecável e uma história bem encaixada, algo raro em jogos de luta.

Mortal Kombat X_20150417231121

Mortal Kombat X chega com qualidade excepcional para consolidar a honra de ser o único jogo de luta que pode agradar a gregos e troianos. E já citada história se encarrega de passar o cetro à nova geração de personagens, todos aparentados dos protagonistas anteriores: Johnny Cage, Sonya Blade, Jax Bridges, Kung Lao e Kenshi Takahashi, que agora já estão quarentões e cinquentões. Outra novidade são as facções, que sempre estiveram presentes no universo da série, mas nunca haviam sido utilizadas na proposta de jogo.

Confira as impressões de cada colaborador sobre o jogo e a versão testada.

Colaborador: Cezar Oliveira (Xbox Live: TheFirst2009) – Versão: Xbox One

Mortal Kombat X_20150417222700

Com a chegada de Mortal Kombat X para o console da Microsoft, vamos ter uma briga forte com Killer Instinct, que até o momento era o melhor game de luta da plataforma.

Gráficos – A versão do XOne roda em resolução máxima, 1080p com 60 frames por segundo, mas análises técnicas mostraram que não chega a tudo isso. Para quem não conta com uma boa TV para verificar toda essa potência, o jogo é lindo, com muitas partículas e com cenários incríveis. Ainda assim, as quedas na qualidade gráfica são visíveis durante momentos da luta.

Online – Muito fraco! Que jogo chato para partidas online! Demora muito para achar partidas, isso quando não cai o servidor. Por outro lado, isso me deixou feliz, pois fazia tempo que não jogava games de luta com pessoas ao lado, sempre jogava online, mas com esses erros convidamos os amigos, no tradicional “quem perde passa o controle”.

Personagens – Gostei bastante dos personagens disponíveis, mas restringir o uso de alguns deles para forçar a venda de conteúdo adicional (DLC) me desagradou. O game já está caro e vamos gastar mais com personagens! Curti os personagens convidados que vieram para esse novo MK, principalmente Predador e Jason. Muito loco mesmo! Temos também a variação de luta, onde cada lutador tem três modos de luta.

Fatalities – Incrível, os fatalities estão animais, muito sanguinários e bem variados, assim como a volta dos Brutalities. Só isso já vale muito a compra para ouvir o “FINISH HIM!” e meter aquele fatality insano. Temos outros novos estilos de golpes fatais, com fatality, brutality, quitality, além da finalização da facção.

Colaborador: Flavio Barboni (PSN: Anoyminus) – Versão: PlayStation 4

Mortal Kombat X_20150417212844

Como o Cezar avaliou acima, há poucas diferenças entre as três versões, sendo as mais significativas referentes ao modo online. Testei a versão oferecida pela Warner Games Brasil aos jornalistas para PS4, com uma surpresa que você vai ficar sabendo daqui a pouco. Fato é que Mortal Kombat X chega para assumir o trono dos jogos de luta no console, já que seu único concorrente exclusivo seria Guilty Gear Xrd: Sign, um título que provavelmente você não jogou.

Gráficos – As texturas e efeitos, como suor, chuva e neve, são impressionantes, ainda que esperadas em um console de nova geração, criando cenários únicos, ainda que eles sejam poucos (repete após poucas lutas). Apesar do show, é inegável que há quedas de velocidade em vários momentos das lutas, principalmente durante animações.

Online – Durante o teste, cheguei até a pensar que o problema fosse com a PSN (PlayStation Network), a rede do PS4, tamanha a demora para achar partidas no modo online. Ao encontrar, a luta foi competente e sem travamentos que comprometam o resultado. O mais interessante de se estar online são as torres com desafios diários, no estilo “Test your Luck”, que instigam a jogar só para derrubar o resultado dos amigos.

Personagens – Apesar da falta de nomes famosos, como Smoke e Noob Saibot, há 24 personagens sendo 8 novos, todos bem variados entre si. A distribuidora do MKX nos surpreendeu com o código para baixar o inigualável Goro, disponível em todos os modos exceto na História. O gigantão de quatro braços é um personagem forte e interessante, principalmente em suas variações de luta.

Facções – É interessante ver o destaque dado às facções, sempre presentes na história de MK, como o clã Lin Kuei, do Sub-Zero, as Forças Especiais de Sonya e Johnny Cage e os Monges Shaolin, inclusive com a possibilidade do jogador escolher sua favorita, fortalecê-la com seus resultados e até executar um golpe final exclusivo.

Colaborador: Gabriel Bilhar (Steam: Wild Koffing) – Versão: PC – clique para ler a análise completa

Mortal Kombat X_20150416193220

Mortal Kombat X para PC pode ser citado como a “experiência definitiva” em termos da franquia. Ok, ok, sabemos que não é qualquer máquina que aguenta esta brincadeira em sua qualidade máxima, mas as que rodam, rodam felizes. O jogo no PC roda liso, sem qualquer tipo de queda na quantidade de quadros por segundo e/ou delay nos comandos.

Gráficos – O novo MK alcança a resolução de 2715×1527 nos computadores, bem maior que nas versões dos consoles. Os gráficos são lindos, muitas cores e fluidez na movimentação dos personagens. O jogo tem muitas opções de especificações gráficas, para que o mesmo possa ser rodado em várias configurações de computadores.

Online – Ao menos com uma internet boa, não tem do que reclamar. O delay no PC é quase inexistente e muitos players jogando, então você não precisará esperar muito pra jogar. Não tem o que dizer, online nota 10. Quem tiver alguma dúvida pode me adicionar na Steam! Só não reclame de levar Fatality…

E podem nos adicionar na PlayStation Network, Steam ou Xbox Live, porque nós vamos equalizar sua cara!!!

mortal kombat x raiden infosfera