Captura de Tela 2015-01-22 às 16.02.47

O texto abaixo é do Ernane Moraes, que nos mandou um email indignado com o Whatsapp. Pra ele, esse papo de versão web é o maior migué. Ernane também dá a dica de um app melhor: o Telegram. 

“Como desenvolvedor web e mobile, me dói ouvir que o WhatsApp tem versão pra PC ou WEB. Explico. O WhatsApp vai fazer com que tu tenha um espelhamento do telefone no browser, algo que já existia com várias gambiarras disponíveis por aí. Detalhe: vai funcionar em todas as plataformas, menos iOS (ainda bem).

Olha como os caras projetaram o negócio e tiveram a audácia de chamar de versão WEB. Além de funcionar só no Chrome, a troca de mensagens só vai funcionar se tu estiver com o Smartphone online. Não existe versão web ou desktop, não existe um serviço cloud. Se tu ficar sem bateria, não consegue se comunicar com ninguém! Aí eu te pergunto: pra que a “versão web”? Não tem sentido nenhum…

Além de funcionar só no Chrome, a troca de mensagens só vai funcionar se tu estiver com o Smartphone online. Não existe versão web (…)

Olha o que o CEO do WhatsApp falou: “Nosso cliente web é simplesmente uma extensão do seu telefone: o web browser espelha as conversas e mensagens do seu aparelho móvel – isso significa que todas suas mensagens ainda ‘moram’ no seu celular.” – COMO ISSO?? Ele não tem nem vergonha de dizer algo assim… É fazer o usuário de trouxa! Resumindo: teu celular vai continuar sendo entupido com fotos, audios e videos.

No caso do WhatsApp parece que nunca terá o real conceito de CLOUD. 

Sabe o que isso lembra? Antigamente quando tu usava o Outlook Express, que tu baixava as mensagens (POP3) para o teu computador, ele não deixava cópia nos servidores. E tu não tinha como visualizar os e-mails em casa ou em outra máquina, por exemplo.

O WhatsApp resolveu apresentar essa gambiarra tosca pelo fato do Telegram está ganhando cada vez mais mercado. E algo que comprova isso é a tentativa do WhatsApp em contratar o programador web do Telegram. Mais informações aqui.

Então, falando no Telegram…

Captura de Tela 2015-01-22 às 16.13.00

 

O que é Telegram?

Vocês já usaram? Pois é, usem durante uma semana e eu duvido tu quererem voltar pro WhatsApp. Segue uma resenha desse app pra que tu entenda bem o que to falando. Ele é MUITO (MAS MUITO) melhor que outros aplicativos cross-device como: ICQ, Facebook Messenger, Viber, WeChat e por aí vai…

Experiencia de uso:

Os caras não reinventaram a roda. Utilizaram a mesma interface do WhatsApp, já que é o app mais popular no país, assim fica mais fácil de ter uma boa aceitação. Só que alem disso fizeram mais melhorias.

Recurso “Encontrar imagens”:

Tu não precisa mais ir no Google Images, Salvar a imagem, editar a imagem pra depois compartilhar. O Telegram tem esse recurso nativamente e funciona até Gif animado. É sensacional!

Captura de Tela 2015-01-22 às 16.14.10

 

Chat Secreto:

Isso é uma funcionalidade muito legal, que varias empresas estão utilizado devido a confidencialidade das informações. (Li também que o snapchat vinha sendo usado por empresas por esse mesmo motivo). Claro que tu pode usar esse recurso para “outras coisas” tb… hahaha.

Captura de Tela 2015-01-22 às 16.15.11

 

Verão para outros dispositivos (DE VERDADE):

Além das versões para computadores e celulares, o Telegram tem versão para iPad. Eu tenho um iPod Touch 3ª geração, e o Telegram roda nele que é uma beleza! Eu tenho Telegram em 6 dispositivos e a sincronia é perfeita.

Captura de Tela 2015-01-22 às 16.16.10

 

Velocidade, segurança e armazenamento:

Isso é outro ponto impressionante. A velocidade de envio e sincronia das mensagens eu nunca vi igual. Sou desenvolvedor e sempre estudo ao máximo todos os aplicativos antes de indicar para algum cliente ou conhecido. Se tu tiver a oportunidade, coloca teu iPhone, iPad e a tela do Mac lado a lado e pede para alguém te enviar uma mensagem, pode ser até foto ou vídeo. Tu vai ficar de queixo caído com a rapidez do envio e recebimento do conteúdo.

Captura de Tela 2015-01-22 às 16.17.35

Além da sincronia ser a mais perfeita que já vi em um app desse tipo, pelo Telegram é possível transferir arquivos de até 500MB! No WhatsApp o limite é de 20MB, se não me engano. E o melhor é que tudo fica na nuvem! Ou seja, se tu trocou de celular, basta fazer o login em qualquer outro aparelho ou dispositivo que todas as tuas mensagens, videos, fotos, audios, documentos (Recurso que o WhatsApp não possui) vão estar lá na tua conta. E o melhor de tudo: NÃO OCUPA A MEMÓRIA INTERNA DO IPHONE.

Em termos de segurança então é até covardia comparar com o WhatsApp. Todas as mensagens são criptografadas e elas possuem o formato end-to-end, ou seja, as mensagens são descriptografadas apenas quando chegam ao destinatário. Diferente do WhatsApp que armazena tudo em um arquivo txt que pode ser facilmente roubado por um virus.

Estudei demais o App e recomendei para os meus clientes e amigos que antes utilizavam o WhatsApp. Pergunto hoje se voltariam a usar o WhatsApp e a maioria sempre responde algo do tipo: “Não da pra acreditar que ainda usam o WhatsApp”.”