podcasts

Podcast é, pra quem não faz ideia, basicamente, programas de rádio pra se ouvir a hora que você quiser. Ou seja, se o grande lance do rádio é ouvir ao vivo (notícias, esportes), o podcast é mais atemporal, mais profundo. Se o rádio é o jornal, o podcast é a revista semanal. No Brasil existem vários incríveis (baixe o app Podcast da Apple e veja os mais baixados) mas a lista abaixo é composta apenas de podcasts americanos, onde aparentemente o negócio está decolando, finalmente, dez anos depois de terem inventado o termo.

podcasts (1)

1 – Serial

Impossível fazer uma lista de podcasts em 2014 sem citar este seriado que fez renascer a combalida indústria de podcasts. Serial é sobre um crime hediondo ocorrido em 1999 em uma cidade americana. Uma garota foi morta, o ex-namorado foi preso, mas até hoje o cara alega inocência e ninguém sabe quem matou a menina. Serial foi o podcast mais ouvido de todos os tempos, um fenômeno de audiência. Esperamos que estes 12 episódios sejam um marco no renascimento do rádio on demand.

podcasts (1)

2 – Startup

Mais um podcast episódico fantástico. Este aqui conta passo a passo como é a criação de uma nova empresa, desde a ideia, criação do nome, pitching com investidores e acordos societários. É uma aula de administração – ou de como não administrar uma empresa. E um alerta sobre como é fácil conseguir dinheiro de investimento pra qualquer coisa nos EUA hoje em dia.

podcasts (2)

3 – The Tim Ferris Show

Tim Ferris é o autor de livros de auto ajuda sobre como ficar rico trabalhando pouco, como ter um corpo lindo malhando pouco, como se tornar um chef de cozinha com pouco esforço. Tem-se que consumir Tim Ferris com moderação e prudência, mas as entrevistas de seu podcasts são muito boas e interessantes: são executivos das maiores empresas do mundo e artistas renomados explicando como conseguem ser extremamente bem sucedidos e focados em resultados.

podcasts (1)

4 – RadioLab

O melhor e mais bonito programa radiofônico do mundo sobre ciência. Beleza pura.

podcasts (3)

5 – Vergecast

Uma hora e meia de nerds falando sobre as principais novidades da tecnologia é uma tremenda e divertida perda de tempo.