Em clima de Copa do Mundo, continuamos a relembrar os jogos marcantes de futebol que fizeram a cabeça do pessoal aqui do Infosfera. Na terceira parte deste Games Memória falaremos de títulos marcantes da Era de Ouro dos consoles da Sega. Se você ainda não leu os textos anteriores, os links estão abaixo, clique e mate a saudade!

>> Parte 1: Elifoot e o jogo do Pelé

>> Spin-off: jogos oficiais da Copa do Mundo

>> Parte 2: minissaia salvadora no NES

Em 1994, com a Copa dos EUA, não se falava em outra coisa naqueles lados a não ser o tal do “soccer” (futebol, para os mais íntimos). Isso resultou em inúmeros games de futebol, cuja imensa maioria não merece nem ser citada. Mas para quem tinha Master System ou Mega Drive, alguns bons títulos de futebol foram lançados com exclusividade para os donos dos consoles da Sega antes dessa data.

European Club Soccer

Quem teve a sorte, como eu, de ter perto de casa uma locadora que trazia cartuchos da Europa pode dizer que jogou alguns dos primeiros games que primavam pela “simulação” de uma partida, enquanto os lançamentos futebolísticos da Nintendo eram cheios de invencionismos. Desses títulos lançados somente no Velho Continente, estão a dupla Champions of Europe (Master System) e European Club Soccer (Mega Drive).

european club soccer infosfera games memoria 1

O primeiro era o jogo oficial da Eurocopa de 92, realizada na Suécia e vencida pela Dinamarca, mas pouco inovador. O segundo trazia 170 clubes REAIS europeus na disputa da Copa dos Campeões da Europa de 1991/92, com partidas fluídas e uma câmera próxima a das transmissões de TV, o que naquele tempo era um trunfo e tanto! Uma versão norte-americana chamada World Trophy Soccer trocou os clubes por seleções participantes tanto da Copa de 90 quanto da Copa de 94 e perdeu quase todo o charme do jogo original.

european club soccer infosfera games memoria 2

European Club Soccer reproduzia toda a Via Sacra que era a Copa dos Campeões daquele tempo, com times se enfrentando entre si em chaves para definir a fase de grupos que levava a outros duelos de chaves até a final. Após ganhar a competição, para ver as cenas finais e os créditos, era necessário vencer uma equipe sul-americana genérica na antiga Copa Intercontinental. Olha só que épico!

Fifa International Soccer

A tradição de bons jogos de futebol da Sega seguiu posteriormente com as competentes séries Virtua Striker, nos arcades, e Worldwide Soccer, lançada para Sega Saturn e Dreamcast e considerada a melhor até o lançamento de International Superstar Soccer 64. No Mega Drive, o domínio futebolístico saiu das mãos da Sega após um dos lançamentos mais importantes da história dos games: Fifa International Soccer, no embalo da Copa de 94.

fifa international soccer infosfera games memoria 2

A versão do 16 bits da Sega era a mais completa lançada, com 48 seleções e um time com todas as estrelas, enquanto a versão do Super Nintendo tinha apenas 30 equipes. Até hoje o título é considerado como um dos maiores lançamentos do Mega Drive, sucesso tanto que impulsionou o lançamento de uma versão incrementada em gráficos e sons para Sega CD chamada Fifa International Soccer Championship Edition.

>> Games Memória especial relembra a histórica primeira edição de Fifa

Todos os plantéis eram fictícios, marcado por grandes craques da história do futebol virtual como os brasileiros Rico Salazar e Tito Mancuso, Roberto Favaro da Itália e o inglês Webster. O que muitos talvez não saibam é que os nomes de jogadores eram da própria equipe de desenvolvimento, como Brian Plank e Kevin Pickell da seleção alemã, Bruce McMillan dos EUA e até o lendário brasileiro Janco Tianno, baseado no chefe de programação Jan Tian.

fifa international soccer infosfera games memoria 1

Com o sucesso da primeira versão, a EA Sports não demorou para lançar Fifa 95, o primeiro da série a contar com clubes, inclusive as novatas equipes brasileiras nos gramados virtuais. Desde então, tão certo que todo ano terá Natal é a edição anual da série, atualmente a mais vendida franquia esportiva nos videogames. Durante os anos, Fifa evoluiu e se tornou um simulador, adorado até mesmo por jogadores profissionais.

No próximo capítulo do Games Memória: a história dos games de futebol, o “arqueólogo dos games” André Crespani fala sobre o surgimento de um game marcante no coração de todo jogador que foi dono de um Super Nintendo nos anos 90. Fique ligado!