Games memória - jogos de futebol

A turma que hoje se impressiona com o realismo (ou xinga os bugs) dos games de futebol como FIFA e Pro Evolution Soccer (PES) nem sempre sabe onde isso começou. Por isso, especial para esse período de Copa do Mundo, a série Games memória vai lembrar a história dos games de futebol.

A coisa é naquele estilo de sempre, em se tratando de memória (ênfase em “memória“), comentarei alguns jogos que marcaram minha vida de gamer. Claro que há outros jogos muito especiais que não estarão listados aqui, e você pode completar a saga usando os comentários para falar das suas lembranças.

Atari 2600

O trabalho arqueológico começa no Atari 2600. Como eu já comentei no primeiro post da série sobre controles (leia aqui), o console era do meu irmão, e eu não podia jogar muito (ou levava uns cascudos). Mesmo assim, lembro de viver bons minutos com o “jogo do Pelé” (Pelé’s Soccer) – cujos bonecos, se é que se pode chamar assim, davam a impressão de estar jogando futebol de botão – e com o International Soccer (nada a ver com o do Super Nes). Na falta de formatos arrendondados para os gráficos, um pixel fazia o papel de bola quadrada, o que daria muita alegria ao Quico, do Chaves.

Abaixo, respectivamente, Pelé’s Soccer e International Soccer, clique para ampliar

Jogos de futebol no Atari

PC

Ainda nos gramados da extrema simplicidade, outro jogo marcante foi o Elifoot II. Nesse não se entra em campo, o desafio é fazer o papel de dirigente e realizar contratações, ampliações no estádio e organizar táticas, objetivando ser chamado para trabalhar em clubes de maior expressão (tipo o modo manager de alguns games atuais). Era emocionante montar o time e depois ficar olhando para a tela enquanto passava o tempo da partida, torcendo para a equipe sair vitoriosa (ainda mais porque tinha o Grêmio).

Na época que fiz meu cursinho de informática, lá no começo da década de 1990, usava os intervalos para ficar jogando no PC do curso – morrendo de medo que desse pau no disquete e eu perdesse tudo. Elifoot II é o único game de computador nesse Games memória. Foi precursor na parte mais estratégica do futebol virtual e, vale lembrar, a série continua sendo lançada, com versões para dispositivos móveis (Android e iOS).

Elifoot II

No próximo capítulo, o Nintendinho 8-bits chega para trazer mais realismo ao futebol de videogame. Aguarde.