google-glass-infosfera

O Google Glass será um gadget, no mínimo, revolucionário. Isto é, caso não se torne um sucesso absoluto de vendas. Com lançamento previsto para este ano, os óculos inteligentes da gigante da tecnologia chegam com a promessa de oferecer todos os recursos de um smartphone acessíveis diretamente aos olhos dos usuários.

Previsão das condições climáticas, mapas em tempo real e extratos bancários mostrados pelas lentes do aparelho são recursos de um produto perfeito para ser lançado em 2020, segundo o blogueiro e especialista em tecnologia Robert Scoble. Mas já que o futuro é agora – em 2014 – o Infosfera selecionou cinco funcionalidades interessantes, inovadoras e, em alguns casos, curiosas do novo “brinquedinho” da Google. Confira abaixo!

Sensação de estar nos bastidores

Uma ação do Google com a equipe de basquete da NBA Sacramento Kings foi premissa para possibilidades inimagináveis para os fãs: a chance de compartilhar a sensação de entrar em quadra. Tudo, desde a preleção dos pequenos atletas no vestiário até o aquecimento, com direito a arremessos, foi gravado pelas lentes dos óculos. E qual entusiasta dos esportes, da música, dos cinemas, séries e telenovelas (e por que não políticos), nunca sonhou em dividir os bastidores com seus ídolos?

Fazer sexo usando os óculos

Fantasias e apetrechos são itens muito comuns na vida íntima de muitos casais. O Google Glass promete ser mais um tempero entre quatro paredes. Aí você se pergunta: o que?! Respondemos: o aplicativo Sex with Glass para ser usado com o acessório do Google, promete conectar dois óculos durante o sexo e oferecer via streaming a visão do que cada um está vendo para o outro. Para tornar o app ainda mais atraente, será possível dar ordens por voz para os óculos apagarem as luzes, escolher uma música agradável e até ver sugestões de posições sexuais! O funcionamento da novidade fica na imaginação de cada um, já que ainda não existem vídeos oficiais do Sex with Glass em uso.

sex-with-glass-google-glass-infosfera

Gestos para marcar pontos de interesse

Está viajando e viu um local legal que você queira compartilhar? É simples, olhe para esse local e gesticule um coração com as duas mãos para “curtir” com os amigos. Quer fotografar a bela vista de um determinado edifício? Enquadre-a como se fosse um cineasta, usando os polegares e os indicadores estendidos. Ou então circule o ponto de interesse para produzir uma imagem circular. A funcionalidade ainda não foi confirmada pelo Google, mas uma patente registrada pela empresa sugere que o recurso está em desenvolvimento para o Glass. Vamos torcer para que se confirme!

google-glass-gestos-coracao-hand-gestures-infosfera

 

Manter atenção ao volante

Dirigir com o Glass aparentemente é uma das atividades mais utilizadas pelos usuários, dada a quantidade de vídeos disponíveis com motoristas utilizando o acessório. Os óculos não estão sendo bem recebidos pelas autoridades de trânsito, inclusive com relatos de motoristas que foram multados pelo uso. Mas se qualquer segundo desatento pode provocar um acidente grave, o recurso que pode ser benéfico é o DriveSafe, destinado a manter o condutor acordado. O aplicativo usa os sensores do aparelho para detectar sonolência e emite sinais visuais e sonoros para despertar o motorista, além de indicar direções para o local de repouso mais próximo.

Traduzir placas e avisos

Imagine que você finalmente realizou o sonho nerd e viajou a Tóquio para conhecer o distrito Akihabara, onde se encontram as maiores lojas tecnológicas do mundo. No caso de não saber japonês, sua sorte grande pode começar a se tornar um azar enorme, já que muitas das placas, preços e anúncios não são adaptados para o inglês. O Google Glass pode traduzir em tempo real os textos em língua estrangeira que o usuário visualiza. Claro, a tradução é a mesma do Google Translate, mas pode quebrar um galho e tanto no aperto, e evitar que o usuário inadvertidamente coma enguia ou polvo em um restaurante do Japão!

>> Enviado pelo colaborador Flavio Barboni (@flaviobarboni)