Google Data Center San Francisco (James Martin/Cnet)

Uma embarcação misteriosa na baía de São Francisco pode ser a mais nova empreitada da Google. A gigante das buscas estaria construindo um data center flutuante, às margens da cidade californiana. Por enquanto, tudo é especulação, já que a apuração do Cnet não conseguiu informações oficiais da empresa.

Um dos combustíveis para o rumor estaria em uma patente concedida ao Google em 2009, para a construção de um “data center aquático“. Na descrição técnica, a plataforma flutuante deve ser construída com blocos modulares, que podem ser adicionados e removidos conforme necessário, uma tendência da arquitetura moderna. Autossustentável, a alimentação do empreendimento será feita por geradores elétricos marítimos, que vão manter o funcionamento da rede de computadores do data center, com sistema de resfriamento a água.

A embarcação está sendo construída pela companhia By and Large , que também está envolvida em empreendimento semelhante nas águas do Maine, também nos EUA. Ainda segundo o Cnet, a companhia estaria diretamente relacionada à Google… Então só nos resta esperar para ver o que a galera de San Mateo está realmente aprontando!

>> Enviado pelo colaborador Flavio Barboni (@flaviobarboni)