Google Shield (Reprodução/Google)

 

O ambiente livre da internet sofre constantes ameaças de governos, grupos políticos, hackers ou outros interessados no controle das informações. Para a Google, a garantia de liberdade possivelmente vale esforços e investimentos, já que a empresa anunciou o lançamento do Projeto Shield, voltado para sites de notícias independentes, páginas de grupos defensores de direitos humanos, de conteúdos relacionados com eleições e processos políticos, entre outros canais online que possam sofrer ataques pelo que oferecem em suas publicações.

Constituem o Shield um conjunto de softwares capazes de proteger sites contra os ataques DDos, ou ataques de negação de serviço , em português, que obstruem a troca de dados entre usuários e sistemas impedindo a abertura de páginas, por exemplo. Outra iniciativa Google é a ferramenta Uproxy, que burla bloqueios ou censuras governamentais por meio do compartilhamento de conexão de internet entre usuários (conforme vídeo abaixo, em inglês).

Tanto o Shield como o uProxy estão em fase de testes. As inscrições estão abertas para quem quiser ser um dos felizardos a testar as novidades, que por enquanto só aceitam participantes convidados. Quem quiser participar, deve preencher cadastro na página do Shield  e do uProxy.

>> Enviado pelo colaborador Flavio Barboni (@flaviobarboni)