Os fãs de Breaking Bad que se cuidem: criminosos virtuais estão se aproveitando do sucesso da série para disseminar arquivos maliciosos na rede. Segundo a empresa de segurança virtual Symantec, os cibercriminosos postam conteúdos supostamente inéditos em listas de spam dos fãs do programa no Twitter e estimulam o acesso dos internautas a links maliciosos.

As armadilhas prometem acesso a supostos números inéditos das celebridades com prêmios como cartões de presentes, aparelhos mobile e games gratuitos ou links para episódios inéditos. O usuário baixa um arquivo de tamanho grande, que seria o tão ansiado conteúdo, e logo em seguida é induzido a baixar um outro arquivo menor – malicioso – que contém a ameaça virtual.

Ganhadora do Emmy por melhor série dramática em 2013, Breaking Bad é uma das atrações de maior sucesso no momento da TV mundial. A quinta e derradeira temporada da série teve o último episódio exibido nos EUA no domingo, 29 de setembro.

Confira as dicas para não cair nas armadilhas das listas de spam do Twitter, segundo a Symantec:

1. Sempre verifique a procedência de um grupo fechado em redes sociais antes de fazer parte dele;
2. Caso seja adicionado em uma lista de spam indesejada, reporte a ameaça na Central de Ajuda do Twitter;
3. Suspeite de links que contém vídeos ou fotos inéditas dos seriados populares;
4. Desconfie de arquivos de vídeo que pedem ações extras para serem visualizados. Geralmente, arquivos de vídeo podem ser assistidos a partir de qualquer visualizador de mídia.
5. Sempre conte com um software de segurança original e atualizado em seu equipamento conectado à Internet, como antivírus e firewall.

>> Enviado pelo colaborador Flavio Barboni De Faria