Nem sempre é possível estar online com o smartphone ou tablet. Ou, mesmo que seja possível, se o objetivo é apenas ler alguma coisa que já está no gadget, talvez seja inteligente desligar o tráfego de dados para economizar bateria. Para qualquer caso do tipo, EN-PT Dictionary é um aplicativo de dicionário que faz tradução inglês-português e português-inglês de forma offline.

O app tem versão paga (sem propaganda) ou free (com anúncios que não chegam a atrapalhar). Basta instalar e baixar o pacote de dados, que pode ser guardado no aparelho ou no cartão de memória.

O programa não traduz frases ou parágrafos completos – ou seja, não substitui completamente o tradutor do Google – mas traduz palavras e oferece expressões com os termos procurados. Também não é preciso selecionar entre um e outro idioma, é só digitar que ele mostra na outra língua.

Ideal para quem está estudando e quer apenas tirar alguma dúvida. Testei no tablet Samsung Galaxy, com sistema operacional Android. Baixe clicando aqui.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons no @crespani