Vou meter meu nariz em uma briga que desperta paixões: qual o melhor sistema operacional para tablet? Android, da Google, ou iOS, da Apple?

Primeiro é preciso dizer que sou totalmente parcial no tema. Sim, eu disse PARCIAL. É como me perguntar qual o melhor time de futebol do mundo, vou sempre dizer que é aquele para o qual eu torço, mesmo que ele tenha caído duas vezes para a Segunda Divisão (na segunda vez foi só para buscar um título que a gente ainda não tinha).

No entanto, nesse caso (no do sistema operacional, não no do time), não sou passional. Para mim o melhor sistema é o que atende minhas necessidades, o mais funcional. Posso virar a casaca a qualquer momento.

Ainda é preciso dizer que, no caso do Android, vai fazer muita diferença em qual equipamento o sistema estará instalado. Isso porque o Android funciona tanto em um Samsung Galaxy Tab quanto em um xing ling qualquer, e obviamente o desempenho será diverso. O hardware, no entanto, não será levado em conta aqui, apenas as possibilidades do software.

Enfim, vamos aos argumentos de um e outro, seguido da minha escolha:

iOS

O iOS é um sistema mais fechado, e isso pode ser bom e ruim. Bom pela total adaptação do software ao hardware, ruim se você quiser fazer algo diferente daquilo para o qual foi pensado. Esse controle, todavia, ajuda na durabilidade elevada da bateria e permite que as atualizações lançadas pelo fabricante sejam imediatamente possíveis no aparelho.

Uma vantagem muito difundida é o maior número de aplicativos (embora a maior parte dos bons seja pago). Também é bem menos vulnerável (ou menos visado?) para ataques e existe mais segurança nos apps porque passam por controle de qualidade da Apple.

Uma coisa chata é ter que usar o iTunes para interagir com o computador de mesa ao passar músicas, e a difícil conectividade com quase tudo que não for Apple. Por fim, não roda nada em flash – o que para mim foi decisivo.

Android

O Android é mais livre, mais adaptável (tanto a diferentes hardwares quanto a diferentes usuários). Atualmente tem um bom número de aplicativos, e muitos apps gratuitos, embora vários vulneráveis a malwares variados (use um antivírus). As atualizações do sistema precisam primeiro ser adaptadas pelos fabricantes dos hardwares, o que pode significar demora.

Algo muito bacana é que ele funciona como um pendrive. Plugando-o na USB de qualquer computador pode-se navegar pelas pastas e compartilhar qualquer arquivo, inclusive de música. Com um adaptador, também se pode abrir um pendrive nele e conectar qualquer periférico USB.

Para quem tem um aparelho com 3G, é fácil utilizá-lo como um roteador para compartilhar a internet com outros dispositivos. E o suporte a flash, por mais que falem em HTML 5, ainda é essencial para quem quer, por exemplo, assistir seriados e jogos de futebol online.

Tudo depende

Claro que minha conclusão final seria DEPENDE: depende do que você quer do sistema e do aparelho. No meu caso, o tablet é totalmente voltado para entretenimento, para passar o tempo livre. Por isso optei pela tela maior e  escolhi o sistema que me permitiu usar o dispositivo para fazer o que eu queria.

Prós e contras de um e outro? Comente!

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons no @crespani