Passou quase batido para muitos (eu inclusive) que antes eram amantes da rede social ex-mais popular do Brasil. O Orkut completou nove anos na última quinta-feira, dia 24. E aposto que você nem notou.

O site de relacionamentos da Google criado em 2004 por Orkut Büyükkökten (de onde vem seu nome esquisito) foi uma febre no Brasil (e na Índia) e durante anos conseguiu resistir à liderança que o Facebook tinha no resto do mundo. Mas isso acabou, e atualmente a rede de Mark Zuckerberg já assumiu a ponta também em terras verde-amarelas.

O Orkut foi tão importante no Brasil que sua sede, anteriormente nos Estados Unidos, foi transferida para o país. Atualmente a Google investe no Google+ como rede social oficial para concorrer no mercado internacional.

Como eu já tinha previsto em outro post (nada que exigisse bola de cristal), era certo que o “morto-vivo” das redes sociais não teria como resistir muito tempo. O próprio rótulo de rede social da chinelagem (não que eu concorde) e o assédio da mídia, que passou a priorizar a página do Facebook em lugar das velhas comunidades do Orkut, ajudaram a incentivar a migração dos usuários.

E você, notou o aniversário do Orkut? Chegou a soprar uma velinha? Ainda usa? Opine nos comentários abaixo.

Leia também

>> Orkut segue líder no Brasil. Mas a morte é inevitável

>> Além do Orkut, Facebook matou também o MSN?

>> Aplicativo malicioso de Facebook imita Orkut e promete mostrar quem visitou perfil

>> Microsoft oficializa fim do MSN. Você vai sentir falta? Participe!

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons no @crespani