Uma situação quase real: domingo de tarde, só jogo do Corinthians e Gugu na televisão, e está na hora do café. Para me distrair, entro em um site de televisão online, escolho um canal do Chapolin e clico. Enquanto espero carregar o streaming, 8763 anúncios pulam na tela, e até encontrar o “x” para fechar todos, já acabei o café e está quase na hora da janta. E agora, quem poderá me defender?

Foi buscando solução para uma situação como essa que descobri a extensão Adblock Plus, para navegadores. Trata-se de uma ferramenta que – como o nome sugere (ad é abreviatura de advertisement, “anúncio”, em inglês) – bloqueia as propagandas durante a navegação.

Como quase sempre nas questões de browser, testei a versão para Chrome, mas também tem para Firefox e Opera. O Adblock Plus funciona muito bem, e se tornou um dos meus melhores amigos na hora de usar a internet. Além de bloquear anúncios em vídeos – inclusive no YouTube – ele também impede a exibição de banners e outras propagandas em sites, deixando a navegação mais rápida e limpa.

Claro, vale lembrar, boa parte dos sites se mantém com a publicidade, então, se todo mundo bloquear tudo, vamos acabar com a rede. Que exagero.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons no @crespani