Muitos jogos do PlayStation 3 – dos novos, acho que a maioria – vêm com diferentes idiomas dublados nos áudios, ou pelo menos nas legendas. Isso é muito útil para quem tem dificuldade de acompanhar a história em inglês (meu problema sempre foi com o “listening”), porque pode, em alguns casos, colocar áudio em português, ou legendas, ou apelar para o espanhol, que já ajuda muita gente. E como escolher?

Grande parte dos games não têm a opção para mudar o idioma dentro do menu do jogo. No entanto, em geral, eles acompanham as definições de idioma do console da Sony. Para mudar as configurações, na tela inicial do PS3 faça o caminho Settings >> System Settings >> Language Settings (ou Definições >> Definições de Sistema >> Idioma do Sistema, caso seu videogame esteja em português) e selecione a língua (imagem abaixo).

Se seu PS3 está em português, os games que não tenham suporte para a língua ficarão em inglês, talvez com legenda. O segredo é ir testando. Você pode mudar o idioma do console para espanhol caso não haja nem áudio nem legenda em português, e muitos títulos terão até áudio em espanhol.

Provavelmente essa é uma dica de um noob que pode ser útil para outros noobs. Como alguns que acompanham o blog sabem, não faz muito tempo que entrei para o mundo do PS3 (sou o cara dos jogos antigos, “arqueólogo dos games“, lembram?), então ainda estou descobrindo meu console. Bem que eu gostaria que outro noob tivesse me ensinado isso antes que eu precisasse fuçar para descobrir.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons no @crespani