Duas palavras básicas quando se fala em informática são “hardware” e “software“. Tanto que as duas são categorias aqui no Infosfera. Quem é ligado no tema, em geral, sabe bem o significado de cada uma. Para quem ainda tiver dúvidas, vamos esclarecer agora, de maneira simples, com base na edição mais recente do nosso papo de tecnologia no Fora do Ar.

Hardware já vem de “hard”, que pode ser traduzido por “duro”. Digamos que é a parte “sólida” da máquina, tudo que pode ser tocado com a mão. Incluem-se aí desde componentes internos, como placa-mãe, HD, cabos, até monitor e gabinete, passando por periféricos como mouse e teclado. A função do hardware é processar o software.

Software, por sua vez, é a parte “abstrata” da máquina, aquilo em que não podemos encostar. Não podemos, por exemplo, tocar em um navegador da internet, nem em um sistema operacional. Além desses exemplos, software podem qualquer programa, aplicativo, jogo e até vírus. O software tem a função lógica, de fazer a interação entre o usuário e o hardware.

Resumindo, com uma piada bastante ilustrativa: hardware é o que você chuta; software, o que você xinga.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera