Quem é usuário do chat do Facebook já deve ter notado o aviso de “visualizada às xx:xx“, indicando quando sua mensagem foi vista por um contato. E, logicamente, seus contatos também recebem o mesmo tipo de alerta quando enviam algo.

Problema algum, exceto se o amigo tenta puxar assunto em um momento inconveniente, quando você está muito ocupado, ou não está a fim de conversar com aquela pessoa, por exemplo. Ela saber que você já viu a mensagem e simplesmente ignorou pode ser antipático.

Resolver essa questão direto no Facebook não é possível, mas a extensão Chat Undetected” permite desativar o aviso dedo-duro que não deixa você fingir que não viu. Basta instalar no navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari) e os contatos não serão mais notificados se a mensagem foi lida ou não – em contrapartida, você também não receberá mais avisos.

Eu testei no Firefox e funcionou perfeitamente, a não ser pelo problema na hora de remover a extensão. Uma vez no browser, o app não deixa de atuar, mesmo se for desinstalado. Ou seja, não dá para voltar atrás. Claro, você pode tentar desinstalar o navegador completamente e reinstalar do zero (não testei isso).

Todavia, como o plugin só afeta o navegador no qual foi instalado, a dica é mantê-lo em apenas um, para usar quando quiser entrar no chat, mas não estiver a fim de papo com todo mundo. E, se não quiser conversa com ninguém, desative o bate-papo, oras.

>>Leia também: [Participe] Além do Orkut, Facebook matou também o MSN?

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera