Que o K-Pop, abreviação para música pop coreana, vem dominando o mundo não é novidade. Mas um K-Popper em especial vem se destacando na web e ganhando visível notoriedade nos últimos meses.

Antes de completar 50 dias desde seu lançamento, “Gangnam Style”, faixa promocional da primeira parte do sexto álbum de PSY, ‘PSY Gab Part. 1 (싸이6甲 Part.1)’, conquistou a Coreia do Sul e o mundo. O MV do cantor já conta com mais de 100 milhões de views e tornou-se o maior vídeo de K-Pop visto no YouTube, desbancando a posição do sucesso “Gee” da banda coreana “Girls Generation”, além de outros nomes famosos como Justin Bieber, Nicki Minaj e Jennifer Lopez. O hit, marcado por uma batida contagiante e uma dança inusitada e divertida, já alcançou até o topo da Billboard, referência das tendências da indústria musical.

E o poder do viral não para por aí. Não é difícil reconhecer os passos de Gangnam Style nos bares, nas baladas e até em shows de artistas famosos. O tom cômico, aliado às caras e bocas do próprio artista nos mais diferentes cenários , leva à medida certa para cativar o público. Do oriente ao ocidente, todos tentam reproduzir a coreografia, que é o maior fenômeno do momento. Vídeos com covers e flashmobs e diversos gifs animados tomaram conta da web com a dança chamada de “horse riding dance”, por lembrar o gesto de cavalgar.

O tema está em evidência no Twitter, com hashtags como #gangnam, #gangnam style, #psy e #horsedance. Além disso, famosos também já opinaram no microblog. Confira:

Mas o que é Gangnam Style? A expressão faz referência ao estilo de vida luxuoso de quem reside em Gangnam, distrito da capital sul-coreana Seul. No clipe, PSY dança em vários pontos conhecidos da região. A letra retrata a namorada perfeita, que sabe quando deve ser refinada e quando deve ser selvagem.

“To Psy, to Korea, to breaking down barriers, to the future”.

A popularidade global trouxe bons rendimentos ao sul-coreano. Foi com os dizeres acima que o cantor brindou um contrato com a mesma gravadora de Justin Bieber, a Schoolboy Records. O anúncio foi feito em um vídeo que mostra o cantor ao lado do manager Scooter Braun. Na mesma ocasião, foi confirmado o convite para  o MTV Video Music Awards (VMA). Vale lembrar que a 29ª edição do prêmio acontece nesta quinta-feira, 6, a partir das 21h.

Entre os vários vídeos que pipocaram na rede, tem um do próprio PSY ensinando passo a passo da dança. Quer aprender? Então veja o clipe que lançou a mais nova febre mundial:

Existe ainda a versão feminina, estrelada por HyunA, do 4Minute, que também dança no clipe oficial, e PSY:

Para cair na pista, e, de quebra, aprender uma das danças mais faladas no momento, você pode acompanhar estes dois tutoriais que o blog selecionou:

No site do YouPIX, tem um compilado de vídeos, gifs e até estatísticas do novo meme da internet.

@natyaeris