“Oi, eu sou o Goku”.

A voz do carismático protagonista do popular desenho japonês Dragon Ball marcou a infância de muita gente nas telinhas da TV. Outros personagens famosos como Bob Esponja e Edward Cullen, o vampiro-galã da série “Crespúsculo”, também ganharam vida com a voz do dublador Wendel Bezerra, que vem conquistando novos fãs através de vídeos postados no YouTube. Mas não se trata de novas aventuras do protagonista conhecido pelo “kamehameha”, nem de um vídeo engraçado com a esponja que veste calça quadrada. Também não é um novo clipe de música pop. A admiração, que gerou mais de 600 comentários no YouTube e mais de 200 mil visualizações é para uma aula de biologia.

Para as aulas, Wendel usa sua voz normal, que é a mesma utilizada para dublar o guerreiro Goku. O projeto começou quando o dublador fez um teste para a Fundação Lemann, responsável no Brasil pela Khan Academy, iniciativa dos Estados Unidos que oferece vídeoaulas gratuitas pela internet. A aceitação foi imediata. O reconhecimento do personagem gerou interesse pelo conteúdo e a assimilação de um assunto, antes considerado chato, tornou-se mais fácil de aprender.

Além das aulas ensinadas por Goku, matérias como física, química e aritmética contam com professores também famosos, como Wolverine e Bob Esponja.

Ficou curioso? Confere uma das aulas com o professor Goku: