Um software para tablets desenvolvido por brasileiros é um substituto das tradicionais pranchetas dos treinadores de futebol – e outros esportes. O Tactical Pad permite montar táticas e estratégias das equipes, além de analisar lances com simulação em 3D.

Os criadores são os engenheiros da computação Pedro Henrique Borges de Almeida, Danilo Lacerda e Fernando Closs, todos ex-estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. Eles criaram em 2009 a empresa ClanSoft, que comercializa a atual versão do software desde 2010.

Conforme a agência Fapesp, o programa já foi adotado por diversos times de futebol nas categorias de base – inclusive nas seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Times profissionais como Ponte Preta, Inter, Bahia e Figueirense utilizam o software, além da seleção sub-21 de Portugal e da seleção principal da Coreia do Sul.

O Tactical Pad roda em dispositivos com sistema operacional Windows, Android (Google) ou iOS (Apple). Veja o vídeo de apresentação abaixo:

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@bloginfosfera