Ao digitar a expressão “zerg rush” na página de buscas, uma invasão virtual de letras “O” que se multiplicam e tomam conta da tela e começa a “devorar” os resultados da sua pesquisa. Trata-se do “easter egg” da vez, uma brincadeira interativa para homenagear o game StarCraft II, da Blizzard Entertainment.

Mas o desafio está só começando. O usuário terá que mostrar agilidade com o mouse ou com o dedo, para quem usa tablets, a fim de lidar com o exército e salvar sua pesquisa da infestação.

Ao apontar o mouse para uma das letras, aparecerá uma barrinha que representa a “vida” e uma espécie de mira. É preciso três cliques para eliminá-la. Outro detalhe baseado no jogo é o contador de APM (ações por minuto), unidade de medida utilizada para determinar a velocidade dos jogadores profissionais de StarCraft II. No final, o usuário verá uma tela com dois grandes “G”s, em alusão ao termo GG (Good Game), expressão enviada entre jogadores pela ferramenta de chat do jogo ao término de uma partida). Ao atingir um bom “score”, a pontuação pode ser compartilhada através do Google+.

Faça o teste e prepare-se para a luta!

Para quem não conhece, “Zerg” é uma das raças alienígenas de StarCraft II e “Rush” é o nome de uma das táticas do jogo de estratégia, que consiste na produção do maior número de unidades no menor tempo possível para um ataque em massa. O título da Blizzard foi lançado em português no Brasil em 2010.

Este não é o primeiro “easter egg”. Aliás, aqui no blog há registro de algumas amostras como o jogo da cobrinha no YouTube, a mudança da fonte das letras e surpresas ocultas em games antigos.

Outro exemplo bem conhecido que fez sucesso nas redes sociais e ainda está ativo: “Do A Barrel Roll”. Digite o termo na página inicial do Google e faça um giro de 360°. A expressão pode ser traduzida como “Dê uma cambalhota”. Também pode ser utilizada para designar uma manobra aérea entre aviões durante a 1ª Guerra Mundial, que se tornou popular com o game Star Fox, do Nintendo 64. Tente também pesquisas com as palavras “askew” e “tilt”. No Natal, ao escrever “Let it Snow”, mais uma surpresa. Flocos de neve caiam na tela que se congelava gradualmente. Quando ficava totalmente embaçada, o internauta conseguia até deixar mensagens no gelo.

Os chamados “easter eggs” são surpresas escondidas em páginas da web e games. O nome é uma alusão aos ovos de páscoa, que guardam surpresas em forma de chocolates ou brinquedos.

Conhece algum “easter egg” que não está aqui? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.